• Ir para o conteúdo
  • Ir para o menu
  • Acessibilidade
  • Contato
  • EN
Fundação Tide Setubal
  • A Fundação
    • Quem somos
    • Quem foi Tide Setubal
    • História
    • Equipe e conselho
    • Transparência
    • Parcerias
  • Atuação
    • Como atuamos
    • Prática de Desenvolvimento Local
      • Desenvolvimento Humano
      • Desenvolvimento Urbano
      • Desenvolvimento Econômico
    • Fomento a Agentes e Causas
      • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
      • Apoio à pesquisa
      • Mobilização de ISP e da sociedade civil
      • Projetos apoiados
    • Programas de Influência
      • Cidades e Desenvolvimento Urbano
      • Democracia e Cidadania Ativa
      • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
      • Nova Economia e Desenvolvimento Territorial
      • Saúde Mental e Territórios Periféricos
    • Articulação de Políticas Públicas e Práticas Intersetoriais
    • Comunicação
    • Desenvolvimento Organizacional
  • Iniciativas
  • Galpão ZL
    • Galpão ZL
    • Agenda
  • Editais
    • Editais para as periferias
    • Elas Periféricas
      • Elas Periféricas 1
      • Elas Periféricas 2
      • Elas Periféricas 3
      • Elas Periféricas 4
    • Matchfunding Enfrente
    • Edital Traços
    • Territórios Clínicos
      • Edital Territórios Clínicos 2021/2022
      • Edital Territórios Clínicos – Segunda Edição
      • Edital Territórios Clínicos – Terceira Edição
  • Em Rede
  • Notícias
  • Conhecimento
    • Artigos
    • Publicações
    • Materiais de Estudo
  • Glossário
  • Imprensa
    • Contato de Imprensa
    • Releases
    • Na mídia
  • Podcast
    • Podcast Essa Geração
      • Temporada 1
      • Temporada 2
      • Temporada 3
      • Temporada 4
      • Temporada 5
      • Temporada 6
      • Temporada 7
      • Temporada 8
    • Podcast Desiguais
    • Podcast Escute as Mais Velhas (temporada 1)
    • Podcast Escute as Mais Velhas (temporada 2)
  • Contato
  • Acessibilidade
  • EN
Facebook LinkedIn
Home > Comunicação > Notícias

Estado ausente, mentira presente: por que a ausência do poder público induz a população acreditar em fake news

A presença insuficiente ou nula do Estado na construção de políticas públicas é um dos vetores para a desconfiança institucional e para a população acreditar em fake news

29 de setembro de 2026
Imagem de uma pessoa usando um smartphone. A foto ilustra o texto sobre motivos que levam a população acreditar em fake news. Imagem de uma pessoa usando um smartphone. A foto ilustra o texto sobre motivos que levam a população acreditar em fake news.
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Esta reportagem faz parte de uma série especial sobre comunicação, eleições e defesa da democracia

Desconfiança. Viés de confirmação. Câmara de eco. Elementos diversos vêm à tona para tentarmos compreender os fatores que induzem a população a acreditar em fake news, inclusive em territórios periféricos, e como mentiras online se tornam o padrão nesse contexto.

Uma coisa é fato: a ausência do poder público é um motivo que tem peso significativo para a aderência a informações descontextualizadas. Para se ter uma ideia, segundo a pesquisa Dos territórios indígenas às periferias: retratos da desinformação e do consumo de notícias para reimaginar a justiça informacional no Brasil, da Coalizão de Mídias Periférica, Favelada, Quilombola e Indígena, tópicos sobre política são os maiores alvos de desinformação. Além disso, temas referentes a questões raciais e de gênero, saúde, mudanças climáticas e religião são também alvos frequentes de mentiras.

Além disso, segundo a edição 2025 do Painel TIC, do Comitê Gestor da Internet (CGI), Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), a desconfiança com o trabalho jornalístico (48%) é maior em comparação com informações compartilhadas por amigos e parentes (42%) ou via aplicativos de mensagens (39%).

“Há mídias no Brasil que não têm esse compromisso político com a gente. Elas contam, sim, com uma editoria racista e nos culpabilizam por sermos ocupantes [de favelas]”, pondera Gizele Martins. Gizele é mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (UERJ), moradora do Complexo da Maré (RJ) e militante dos direitos humanos. De acordo com ela, ao retomar o histórico de formação das favelas, em especial nos grandes centros urbanos, as populações que as ocuparam o fizeram em busca de trabalho e moradia.

Estereótipos, desconfiança e desinformação nas periferias

Enquanto se afasta da sua missão primordial – atuar para criar e manter um ambiente informacional voltado ao bem comum -, ao contribuir para reproduzir vieses, a imprensa ainda reproduz estereótipos sobre as cidadãs e cidadãos que moram em territórios periféricos. E, com isso, criam um terreno fértil para levar a população a acreditar em fake news.

Para se ter uma ideia, um levantamento de 2019 do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) identificou o seguinte viés. Durante 90 dias, os periódicos O Dia, Extra, O Globo e Meia Hora deram 80 capas negativas sobre as favelas do Rio de Janeiro. Qual é o efeito dessa abordagem? A população não se sente representada por veículos tradicionais.

Tais fatos, além de o Estado estar ausente quando se fala de políticas públicas, mas presente através de seu braço repressor, fomentam a descrença. “Não estarmos em reportagens e nas mídias comerciais hegemônicas, e não ter nossa cultura e educação trabalhadas para podermos nos identificar, é uma política de Estado. Aí é muito mais fácil nos criminalizar, pois aí não nos revoltaremos, e é muito mais fácil nos culpabilizar, pois acreditaremos que somos mesmo culpados por existir”, pondera Gizele.

Tal percepção é corroborada pela pesquisa Dos territórios indígenas às periferias. O estudo contou com 1.563 entrevistas realizadas em territórios periféricos de Recife (PE), Santarém (PA) e São Paulo (SP). Segundo o estudo:

“Nos territórios analisados, a desinformação não emerge no vazio, mas em contextos marcados por ausências do Estado, precarização de direitos e disputas narrativas permanentes”.

Esse ponto vem à tona na reflexão de Thaís Siqueira, cofundadora do Desenrola e Não Me Enrola e coordenadora da Coalizão de Mídias Periférica, Favelada, Quilombola e Indígena. Nesse sentido, o levantamento aponta que a desinformação circula dentro de contextos onde desigualdades no acesso à informação, infraestrutura digital e educação midiática. Isso vale também para desconfianças em relação a instituições estão presentes.

“Quando o Estado não garante o direito à informação, não fortalece políticas de educação midiática e não reconhece quem já produz informação nesses territórios, ele também contribui para ampliar essas vulnerabilidades. Para nós, informação precisa ser tratada como um direito e como parte da infraestrutura necessária para o exercício da cidadania”, pondera.

Como parar de induzir a população a acreditar em fake news?

Um passo em direção a esse cenário passa por democratizar o trabalho jornalístico com foco no bem comum, ao apoiar a evolução de coletivos, coalizões e projetos independentes e com foco na comunicação comunitária. Nesse contexto, a pesquisa Dos territórios indígenas às periferias apresenta a seguinte reflexão:

“Combater a desinformação não se resume à checagem de fatos, mas exige uma reorganização das relações entre Estado, território, cultura e linguagem. Isso inclui reconhecer e financiar os sistemas próprios de comunicação, a oralidade ancestral, a pluralidade de formas de expressão e os modos coletivos de construir e validar o saber.”

Além disso, o acesso a direitos básicos é fundamental para a população reduzir a desconfiança com relação ao poder público. Isso funciona, então, como contraponto ao processo desumanizador ao qual a população de territórios periféricos se vê submetida.

Em paralelo, o debate sobre a regulação da atividade das big techs é inevitável, uma vez que a estrutura das plataformas induzem a população a acreditar em fake news. Essa perspectiva torna-se ainda mais marcantes ao se considerar os seguintes dados da mesma pesquisa:

  • 16,7% de pessoas idosas e 18,1% de jovens informam-se, respectivamente, por meio do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp;
  • Em paralelo, o patamar no Instagram é de 5,3% de pessoas idosas e 22,5% de jovens.

Para Gizele Martins, o poder público precisa mobilizar-se para, simultaneamente, estar presente para além do braço de repressão e para pautar a urgência de regular as big techs. “[O Estado] coloca a polícia para controlar a nossa revolta, mas também insere uma comunicação para controlar nossa narrativa. Aí, a produção de fake news crescerá cada dia mais se o Estado não tocar o debate da regulamentação das empresas de tecnologia, de algoritmos. Idem quanto à relação à distribuição dessas notícias”, pondera.

Por fim, compreender os caminhos que induzem a população a acreditar em fake news e combatê-los tem abrangência para além de territórios periféricos. Trata-se, afinal, de um problema que atinge a todas as classes econômicas.

“A desinformação atravessa toda a sociedade. O que muda são as condições de acesso à informação, as fontes disponíveis, as relações de confiança e as possibilidades de checagem. O debate precisa ser sobre desigualdade informacional, e não sobre uma suposta incapacidade das pessoas que vivem nas periferias”, completa Thais Siqueira.

Texto: Amauri Eugenio Jr.

Receba conteúdos novos periodicamente

Conteúdos relevantes no seu e-mail

Palavras Chaves

  • Democracia
  • Equidade
  • Estado
  • Fake news

Você também pode gostar

COMUNICAçãO

“Sonho que se sonha junto é realidade”

De Fundação Setubal 3 de outubro de 2022

Imagem de Cristiano Rodrigues. Ele é um homem negro e tem barba. Ele usa óculos de armação redonda na cor preta, um terno azul com tonalidade escura e uma camiseta na cor preta. Ele está sentado em uma poltrona e à frente de uma estante com livros. Imagem de Cristiano Rodrigues. Ele é um homem negro e tem barba. Ele usa óculos de armação redonda na cor preta, um terno azul com tonalidade escura e uma camiseta na cor preta. Ele está sentado em uma poltrona e à frente de uma estante com livros.
COMUNICAçãO

Sem indicadores e monitoramento do efeito de políticas transversais, é difícil entender como o orçamento alcança as populações negras – Entrevista com Cristiano Rodrigues

De Fundação Setubal 16 de abril de 2025

Imagem de duas pessoas negras de mãos dadas - o destaque da foto está sobre as mãos. A pessoa à esquerda, que usa um terno preto, uma camisa lilás e um relógio, colocou as suas duas mãos sobre a da pessoa à direita - ela veste uma camisa branca. A imagem ilustra a nota sobre o perfil de prefeitos no Brasil. Imagem de duas pessoas negras de mãos dadas - o destaque da foto está sobre as mãos. A pessoa à esquerda, que usa um terno preto, uma camisa lilás e um relógio, colocou as suas duas mãos sobre a da pessoa à direita - ela veste uma camisa branca. A imagem ilustra a nota sobre o perfil de prefeitos no Brasil.
COMUNICAçãO

O que o perfil de prefeitos mostra sobre representatividade na política?

De Fundação Setubal 23 de janeiro de 2024

Voltar a pagina inicial Voltar à página inicial Voltar ao topo Voltar ao topo
Fundação Tide Logo Rodapé Mobile Fundação Tide Logo Rodapé desktop
R. Jerônimo da Veiga, 164, 13° andar 04536-000 | São Paulo | SP Brasil
Telefone: (11) 3168-3655
  • ícone do facebook rodapé
  • ícone do instagram rodapé
  • ícone do linkedin rodapé
  • ícone do youtube rodapé
Fechar mapa do site

A Fundação

  • Quem somos
  • Quem foi Tide Setubal
  • História
  • Equipe e conselho
  • Transparência
  • Parcerias

Iniciativas

Galpão ZL

  • Galpão ZL
  • Agenda

Editais

  • Editais
  • Elas Periféricas
  • Matchfunding Enfrente
  • Traços

Atuação

  • Como atuamos
  • Prática de Desenvolvimento Local
    • Desenvolvimento Humano
    • Desenvolvimento Urbano
    • Desenvolvimento Econômico
  • Fomento a Agentes e Causas
    • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
    • Apoio à pesquisa
    • Mobilização de ISP e da sociedade civil
    • Projetos apoiados
  • Programas de influência
    • Cidades e desenvolvimento urbano
    • Democracia e cidadania ativa
    • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
    • Nova Economia e Desenvolvimento Territorial
    • Saúde Mental e Territórios Periféricos
  • Articulação de Políticas Públicas e Práticas Intersetoriais
  • Comunicação
  • Desenvolvimento Organizacional

Fundação em rede

Notícias

Conhecimento

  • Publicações
  • Artigos
  • Materiais de estudo

Imprensa

  • Contato de Imprensa
  • Releases
  • Na mídia

Contato

  • Ícone Facebook Rodapé
  • Ícone instagram Rodapé
  • Ícone linkedin Rodapé
  • Ícone youtube Rodapé
© Copyright 2026. Fundação Tide Setubal. Política de privacidade.
Desenvolvido por Espiral Interativa Link Externo

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceito o uso de cookies