Fundação Tide Setubal lança o seu relatório com o resumo das ações realizadas em 2022
O ano de 2022 apresentou desafios extremos na defesa da democracia. Esses e outros aspectos são mostrados no Relatório Anual 2022.
O ano de 2022 apresentou desafios inéditos e extremos na defesa da democracia. Esse aspecto levou a Fundação a desenvolver e apoiar ações voltadas à preservação do tecido democrático. Tal lógica caminhou, inclusive, ao lado de projetos realizados e apoiados no enfrentamento às diversas modalidades de desigualdades. Esses e outros aspectos são mostrados no Relatório Anual 2022 da Fundação.
A publicação consiste em síntese das ações colocadas em prática pela Fundação durante o ano. Além do caráter multidisciplinar de tais iniciativas, evidente por meio da atuação das áreas e dos cinco programas de influência, as descrições veiculadas por meio do Relatório Anual 2022 ressaltam a importância do trabalho em rede para alcançar tais objetivos.
Os conteúdos relativos à área de Fomento a Agentes e Causas destacam o escopo de apoio a atores de setores variados na sociedade civil, seja por meio de apoio direto ou da realização de editais. Nesse sentido, ressalta-se o trabalho de organizações atuantes nas periferias urbanas apoiados pela área.
Além disso, a área de Prática de Desenvolvimento Local ganha destaque por meio do trabalho realizado no Jardim Lapena, bairro da zona leste de São Paulo. A área abriga o Galpão ZL, núcleo de atuação direta com a população do território.
Já no caso da área de Desenvolvimento Organizacional, o Relatório Anual 2022 destacou o orçamento destinado a todas as áreas da fundação. Desse modo, o conteúdo passa também pelos valores disponibilizados para ações diversas, incluindo as de Fomento a Agentes e Causas e de Prática de Desenvolvimento Local. Ainda, os materiais contêm ações relativas à equipe e à promoção da diversidade, por meio da Política de Diversidade e Inclusão.
União de forças pela equidade
O Relatório Anual 2022 apresenta também descrições detalhadas de ações desenvolvidas pelos programas de influência. No caso de Planejamento e Orçamento Público, por exemplo, destacam-se as ações voltadas à sensibilização do uso de peças orçamentárias como aliadas no enfrentamento das desigualdades.
Já o Programa Cidades e Desenvolvimento Urbano, por sua vez, conta com descrições detalhadas sobre a atuação para intensificar o debate sobre a conexão entre habitação, urbanismo e garantia de direitos. Dessa maneira, o foco do programa consistiu em desenvolver projetos voltados à população do Jardim Lapena.
O Programa Nova Economia e Desenvolvimento Territorial, por sua vez, contou no destaque dentro do Relatório Anual 2022 sobre o desenvolvimento e apoio a ações multidisciplinares relativas à geração de renda e à atividade empreendedora. Para além dessa dimensão, os projetos objetivaram também fomentar a formação sociopolítica e humanitária de indivíduos, assim como debates e formulações de projetos e propostas relativos à implementação da renda básica universal. Idem para o envolvimento em iniciativas voltadas à promoção do acesso à alimentação saudável e, por fim, a geração de renda a partir de sistemas alimentares.
Democracia como eixo estruturante
O Programa Raça e Gênero teve papel estratégico para o trabalho da Fundação Tide Setubal em 2022. Ao considerar-se que raça, gênero e território são aspectos centrais nesse cenário, essa dimensão teve papel intrínseco também nas ações voltadas à defesa da democracia. Algumas dimensões nesse contexto contemplam o apoio a lideranças periféricas e o diálogo contínuo com o campo do investimento social privado sobre essa realidade.
Em paralelo, o Programa Democracia e Cidadania Ativa esteve à frente de ações de perfis diversos. Algumas contemplaram, por exemplo, a realização de pesquisas sobre a relação do empresariado com a democracia e a dinâmica de jovens que votaram pela primeira vez em 2022 com a política. Nesse sentido, a Fundação Tide Setubal apoiou, por meio do programa, a emissão de títulos eleitorais. Ainda, a atuação contemplou a defesa de instituições democráticas e o monitoramento do processo eleitoral.
Por fim, a área da Comunicação prestou suporte aos demais setores e programas no desenvolvimento de estratégias e na divulgação de projetos em vertentes diversas. Para além desse escopo, a área envolveu-se de modo ativo na defesa da democracia por meio da produção de projetos diversos. Um deles contemplou a websérie Ancestrais do Futuro, feita por coletivos do setor audiovisual atuantes em periferias do Brasil inteiro. Outra ação foi o podcast Essa Geração, o qual abordou, em cinco temporadas, aspectos diversos sobre a relação entre juventudes e democracia.
Acesse na íntegra
Confira todos os detalhes do trabalho da Fundação Tide Setubal no Relatório Anual 2022.