Lançamento do livro “Minha Escolha pela Ação Social” lota Livraria da Vila

27 de junho de 2024

Celebração, reconhecimento e reflexão. Essas descrições dão um panorama geral sobre como foi o lançamento da autobiografia Minha Escolha pela Ação Social, da Editora Tinta-da-China Brasil. Trata-se do mais recente livro de Neca Setubal, socióloga e presidente do Conselho Curador da Fundação Tide Setubal. Contudo, a solenidade, que aconteceu em 11 de junho, foi muito além disso.

Para começo de conversa, o lançamento lotou a Livraria da Vila, em Pinheiros, São Paulo. Entre o público havia pessoas leitoras, admiradoras e figuras influentes do cenário social e político brasileiro. Todas elas estavam ansiosas por celebrar a obra, que traz profunda reflexão sobre a trajetória de vida e os compromissos de Neca com a filantropia e o desenvolvimento social.

A escolha pela democracia

Minha Escolha pela Ação Social é um livro de memórias que revisita os caminhos trilhados por Neca Setubal ao longo de décadas de dedicação à educação, ao fortalecimento da democracia e ao investimento social. O prefácio, escrito pela filósofa e ativista Sueli Carneiro, dá o tom do que o leitor pode esperar. Desse modo, de uma narrativa sincera e inspiradora sobre como o trabalho social pode transformar vidas e comunidades.

O livro é um testemunho detalhado da escolha de Neca de priorizar o trabalho social em vez de seguir carreira empresarial. Assim sendo, essa foi uma decisão nem sempre bem compreendida por muitos ao seu redor. A obra mergulha na história política do Brasil, desde a redemocratização até os debates contemporâneos, oferecendo um roteiro para quem deseja atuar em projetos sociais.

Neca ressalta, então, o caráter memorial do livro. “Minha Escolha pela Ação Social está cheio de memórias: da minha família, das minhas inspirações e dos momentos decisivos que conduziram a minha vida profissional. Foi muito importante relembrar da minha aproximação com o território e como ela me ajudou a desenvolver uma escuta apurada para colocar a mão na massa com ele, que tanto importa.”

Pioneirismo no terceiro setor

Maria Alice Setubal durante o lançamento de "Minha Escolha pela Ação Social" (Crédito: Léu Britto / DiCampana Foto Coletivo)

Maria Alice Setubal durante o lançamento de “Minha Escolha pela Ação Social” (Crédito: Léu Britto / DiCampana Foto Coletivo)

Neca Setubal é uma figura central no desenvolvimento do terceiro setor no Brasil. Desde os anos 1980, ajudou a fundar importantes instituições e projetos sociais que visam melhorar indicadores de educação, sustentabilidade e desenvolvimento humano. Entre as principais realizações destacadas no livro estão a criação da ONG Cenpec, em 1987, que se tornou referência na qualificação do material didático e na promoção da equidade na educação pública. Idem a Fundação Tide Setubal, criada em 2005 para enfrentar as desigualdades presentes em territórios vulneráveis.

“Acredito que o livro torna-se também um documento histórico”, complementa a autora. Com ele, “é possível acompanhar o desenvolvimento do terceiro setor no Brasil a partir das minhas experiências com as criações do Cenpec e da Fundação Tide Setubal, e meu período na presidência do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE). São mais de 40 anos seguindo legados e buscando construir o meu.”

Assim sendo a autora também narra sua experiência internacional nos anos 1990, quando trabalhou no escritório latino-americano do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), na Colômbia. Ela fala também de sua atuação política na década de 2010, quando se juntou a Marina Silva em duas campanhas presidenciais e na criação da Rede Sustentabilidade. Essas memórias, incluindo os desafios e tensões enfrentadas, são compartilhadas pela primeira vez, proporcionando enfim uma visão particular dos bastidores dessas iniciativas.

Atuação no Território

A Fundação Tide Setubal, inspirada no trabalho social da mãe de Neca, que dá nome e norte à organização, é um exemplo emblemático do compromisso da autora com o desenvolvimento sustentável e a justiça social. Localizada inicialmente no Jardim Lapena, em São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo, dedica-se a melhorar os indicadores de desenvolvimento humano por meio de uma grande articulação com a comunidade local, o poder público e outras organizações.

O livro detalha a metodologia de ação social adotada pela Fundação, que se baseia em profunda escuta e diálogo com a comunidade. Desde a simples reforma de uma quadra de futebol até a elaboração de projetos complexos de saneamento básico, a abordagem colaborativa e participativa é uma constante. Exemplos como a contribuição de um morador para o projeto de canalização de esgoto e o trabalho do coletivo Guardiãs do Território ilustram, então, a importância do trabalho.

Legado e Influências

Neca Setubal traça em seu livro uma linha direta entre suas experiências pessoais e os legados de seus pais. Filha de Olavo Setubal, fundador do Itaú e ex-prefeito de São Paulo, e de Tide Setubal, filantropa dedicada, Neca cresceu em um ambiente onde política, cultura e trabalho comunitário se entrelaçaram. Sua formação acadêmica na Universidade de São Paulo (USP), influenciada por pensadores como Paulo Freire e Sueli Carneiro, ampliou seus horizontes e moldou sua visão de mundo.

A partir de perspectiva crítica e autêntica, Neca discute a importância de ir além da filantropia tradicional e promover justiça social e tributação progressiva como formas de reduzir as desigualdades.

Para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, “Neca é uma pessoa que dedicou a sua vida à educação, em como levar a educação de qualidade para sociedade. E além disso, atua numa agenda forte relacionada a questões sociais.”

Lançamento na Livraria da Vila

Público na fila da sessão de autógrafos (Crédito: Léu Britto / DiCampana Foto Coletivo)

O lançamento de Minha Escolha pela Ação Social na Livraria da Vila foi um evento marcado por depoimentos inspiradores dos presentes e longas filas de autógrafos. Neca Setubal expressou sua gratidão pela presença de pessoas amigas, integrantes da Fundação Tide Setubal e leitoras, destacando a importância de compartilhar suas memórias e reflexões com o público.

Durante o evento, Neca reforçou a mensagem central de seu livro: a necessidade de um compromisso genuíno e contínuo com a transformação social. Além disso, ressaltou que o trabalho social não é uma tarefa fácil, mas é essencial para construir uma sociedade mais justa e equitativa. A autora também destacou o papel crucial das parcerias e do diálogo comunitário na criação de projetos eficazes e sustentáveis.

A deputada estadual Marina Helou, presente no evento, animou-se ao falar de Neca. “É importante vermos histórias de mulheres, como Neca, que construíram uma trajetória de impacto.”

A autobiografia Minha Escolha pela Ação Social é mais do que um livro de memórias. Trata-se, afinal, de um manifesto de compromisso com a justiça social e a democracia. Por meio de suas experiências e reflexões, Neca Setubal oferece uma fonte de inspiração para todos que desejam fazer a diferença no mundo. O sucesso do lançamento na Livraria da Vila confirma, desse modo, o impacto duradouro de seu trabalho. A mesma coisa vale, então, para a relevância de sua mensagem em um momento crucial para o Brasil.

Com narrativa envolvente e detalhada, o livro nos convida a refletir sobre nosso papel na construção de um futuro melhor. Destaca, finalmente, que a verdadeira mudança começa com escolhas pessoais corajosas e um compromisso inabalável com o bem comum.

Por Daniel Cerqueira / Foto: Léu Britto / DiCampana Foto Coletivo