• Ir para o conteúdo
  • Ir para o menu
  • Acessibilidade
  • Contato
  • EN
Logo da Fundação Tide Setubal. A imagem ilustra a página sobre metodologias da Fundação Tide Setubal.
  • A Fundação
    • Quem somos
    • Quem foi Tide Setubal
    • História
    • Equipe e conselho
    • Transparência
    • Parcerias
  • Atuação
    • Como atuamos
    • Prática de Desenvolvimento Local
      • Desenvolvimento Humano
      • Desenvolvimento Urbano
      • Desenvolvimento Econômico
    • Fomento a Agentes e Causas
      • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
      • Apoio à pesquisa
      • Mobilização de ISP e da sociedade civil
      • Projetos apoiados
    • Programas de Influência
      • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
      • Planejamento e Orçamento Público
      • Cidades e Desenvolvimento Urbano
      • Nova Economia e Desenvolvimento Territorial
      • Democracia e Cidadania Ativa
    • Comunicação
    • Desenvolvimento Organizacional
  • Iniciativas
  • Galpão ZL
    • Galpão ZL
    • Agenda
  • Editais
    • Editais para as periferias
    • Elas Periféricas
      • Elas Periféricas 1
      • Elas Periféricas 2
      • Elas Periféricas 3
      • Elas Periféricas 4
    • Matchfunding Enfrente
    • Edital Traços
    • Territórios Clínicos
      • Edital Territórios Clínicos 2021/2022
      • Edital Territórios Clínicos 2023
  • Em Rede
  • Notícias
  • Conhecimento
    • Artigos
    • Publicações
    • Materiais de Estudo
    • Glossário
  • Imprensa
    • Contato de Imprensa
    • Releases
    • Na mídia
  • Podcast
    • Podcast Essa Geração
      • Temporada 1
      • Temporada 2
      • Temporada 3
      • Temporada 4
      • Temporada 5
      • Temporada 6
      • Temporada 7
    • Podcast Desiguais
    • Podcast Escute as Mais Velhas
  • Contato
  • Acessibilidade
  • EN
Facebook LinkedIn
Home > Comunicação > Notícias

O que esperar do futuro (e como construí-lo)?

O que as e os jovens esperam do futuro? E o que já estão fazendo para construir essa nova realidade já no presente?

Montagem composta por manifestação protagonizada por jovens. O foco é a construção de um futuro melhor. Montagem composta por manifestação protagonizada por jovens. O foco é a construção de um futuro melhor.

Esta é a última de uma série de reportagens especiais sobre juventudes e democracia. Confira as cinco reportagens anteriores na seção de notícias do nosso site.

Se há uma palavra que pode definir o que esperar para os próximos anos quando o assunto é política, Paloma Pereira escolheu aquela que, por meio de dinâmicas diversas, passa pela leitura feita pelas/os jovens entrevistadas/os: “Desafios! Muitos desafios gestados pela pandemia, pelo cenário internacional e pelo desbalanço entre os poderes da república.”

A jovem considera que tais desafios estão ligados a diversos fatores, como o equilíbrio entre os Três Poderes e as Forças Armadas, a crise em âmbitos inflacionário, energético e alimentar, transparência orçamentária. Assim sendo, outros pontos abrangem o fortalecimento do salário mínimo, retomada do crescimento econômico e geração de empregos com melhores condições trabalhistas. “Houve um déficit educacional fruto da ausência de investimentos e de planejamento para que os índices alcançados no Brasil quanto à inserção de jovens no ensino superior. Isso vem à tona no que diz respeito à democratização do acesso ao ensino técnico com a expansão das escolas técnicas. Ou seja, tudo foi sucateado e precisa ser recuperado.”

Em meio à perspectiva adotada com um quê de ceticismo diante do cenário sociopolítico e econômico dos últimos anos, idealizar os próximos tempos para colocar mudanças em prática será uma pauta central. “É necessário garantir que as/os jovens criem expectativa para o futuro e isso só se faz por meio da educação.”

Ainda que seja grande o tamanho das tarefas que precisarão ser colocadas em prática nos próximos anos, a esperança está no radar. Wesley Xavier considera que haverá, nos próximos anos, o resgate de políticas públicas que foram descaracterizadas nos últimos anos. “Acredito na gestão popular. Sem o poder popular dividindo a gestão principalmente dos espaços que oferecem acesso à periferia, não haverá mudanças.”

+ Confira a reportagem Educação pelo engajamento político, a primeira da série

+ Leia a segunda reportagem: Jovens são o presente do Brasil

+ Acesse Juventude democratizada, a terceira reportagem

+ Do poder público para a sociedade civil é a quarta reportagem da série

+ A quinta reportagem, Sociedade da comunicação, está disponível neste link

Dialogar pelo presente e pelo futuro

Luciana Petersen apresenta leitura semelhante no quesito esperança, ao mostrar a sua visão sobre as esferas religiosa e democrática. Por isso, a retomada da democracia ocorre a “passos de formiguinha” segundo ela. “O estrago do cristofascismo na mentalidade de grande parte dos brasileiros foi grande e será necessária uma boa faxina para voltarmos a disputar a partir do diálogo em vez da força. Entre evangélicas/os, felizmente, temos o bom exemplo de Jesus, que sempre lutou ao lado dos pobres e defendeu os oprimidos.”

Ao mesmo tempo em que esperança e pragmatismo estão no radar, a batalha narrativa conta também com lugar de destaque para Caio Santos. “A diferença é que o eixo do poder mudou e precisaremos observar como a política tradicional, após esta crise que durou quase dez anos, se reinventará. Não dá para ignorar as redes, mas também não dá para pautar um governo todo nisso – esse foi um dos grandes erros do governo passado.”

Por fim, Amanda Costa considera também que comunicação, diálogo e narrativa têm papéis fundamentais para engajar as juventudes na esfera política. Afinal, será necessário desmontar lugares-comuns que retroalimentam a ocupação política por grupos hegemônicos, assim como aquelas que distanciam temas urgentes como mudanças climáticas do dia a dia populacional, será necessário mostrar a pluralidade dessas pautas e mostrar que pontos até então considerados antagônicos estão muito mais próximos do que se imagina.

“Há um tempo escrevi um artigo falando sobre a minha fé e como a religião evangélica foi essencial para sustentar Bolsonaro no poder. O texto mostrou, pois, como grande parte dos golpistas e terroristas sustenta a religião evangélica e o modo como o movimento evangélico é plural, diverso e multifacetado. Ele inclui diferentes narrativas, como a de uma jovem mulher preta, periférica e, neste momento, de esquerda. Criar esses canais de comunicação e diálogo é essencial. Isso tudo apesar de muitas vezes a gente não conseguir chegar em quem realmente está na ponta, em quem realmente está sofrendo com as fake news”, finaliza Amanda.

Texto: Amauri Eugênio Jr. / Foto: Airam Dato-on / Pexels

Receba conteúdos novos periodicamente

Conteúdos relevantes no seu e-mail

Palavras Chaves

  • Amanda Costa
  • Caio Santos
  • Democracia
  • Juventudes
  • Luciana Petersen
  • Paloma Pereira
  • Wesley Xavier

Você também pode gostar

Imagem de uma bandeira trans com a frase "Em defesa de um futuro trans". A foto ilustra a lista de livros desenvolvida para o Dia Nacional da Visibilidade Trans. Imagem de uma bandeira trans com a frase "Em defesa de um futuro trans". A foto ilustra a lista de livros desenvolvida para o Dia Nacional da Visibilidade Trans.
COMUNICAçãO

Cinco livros para mostrar que a visibilidade trans vai muito além de janeiro

De Fundação Setubal 29 de janeiro de 2025

Imagem de pessoas usando, cada uma, o seu smartphone. A foto ilustra o texto sobre o que é necessário considerar para evitar que pessoas caiam em mentiras online. Imagem de pessoas usando, cada uma, o seu smartphone. A foto ilustra o texto sobre o que é necessário considerar para evitar que pessoas caiam em mentiras online.
COMUNICAçãO

O que é necessário considerar para evitar que pessoas caiam em mentiras online?

De Fundação Setubal 20 de maio de 2024

COMUNICAçãO

Pesquisa “O Conservadorismo e as Questões Sociais” apresenta resultados para o diálogo entre diferentes setores da sociedade.

De Fundação Setubal 1 de julho de 2019

Voltar a pagina inicial Voltar à página inicial Voltar ao topo Voltar ao topo
Fundação Tide Logo Rodapé Mobile Fundação Tide Logo Rodapé desktop
R. Jerônimo da Veiga, 164, 13° andar 04536-000 | São Paulo | SP Brasil
Telefone: (11) 3168-3655
  • ícone do facebook rodapé
  • ícone do instagram rodapé
  • ícone do linkedin rodapé
  • ícone do youtube rodapé
Fechar mapa do site

A Fundação

  • Quem somos
  • Quem foi Tide Setubal
  • História
  • Equipe e conselho
  • Transparência
  • Parcerias

Iniciativas

Galpão ZL

  • Galpão ZL
  • Agenda

Editais

  • Editais
  • Elas Periféricas
  • Matchfunding Enfrente
  • Traços

Atuação

  • Como atuamos
  • Prática de Desenvolvimento Local
    • Desenvolvimento Humano
    • Desenvolvimento Urbano
    • Desenvolvimento Econômico
  • Fomento a Agentes e Causas
    • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
    • Apoio à pesquisa
    • Mobilização de ISP e da sociedade civil
    • Projetos apoiados
  • Programas de influência
    • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
    • Planejamento e Orçamento público
    • Cidades e desenvolvimento urbano
    • Nova economia e desenvolvimento territorial
    • Democracia e cidadania ativa

Fundação em rede

Notícias

Conhecimento

  • Publicações
  • Artigos
  • Materiais de estudo

Imprensa

  • Contato de Imprensa
  • Releases
  • Na mídia

Contato

  • Ícone Facebook Rodapé
  • Ícone instagram Rodapé
  • Ícone linkedin Rodapé
  • Ícone youtube Rodapé
© Copyright 2025. Fundação Tide Setubal. Política de privacidade.
Desenvolvido por Espiral Interativa Link Externo

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceito o uso de cookies