Edital Traços financia lideranças negras para romper com a estrutura racial no país

Programas de influência

27 de outubro de 2021

Por Daniel Cerqueira

Tema cada vez mais presente nos meios de comunicação, nos projetos sociais e/ou nas políticas públicas, a questão racial no Brasil finalmente tem sido enfrentada como um desafio na busca por uma sociedade mais justa e democrática. Após décadas de lutas, mesmo sofrendo ataques de alguns grupos políticos e sociais, o movimento negro tem aumentado constantemente suas conquistas, seja com políticas de ingresso na universidade, de apoios às suas lideranças ou por meio de medidas para reparações históricas também no mundo do trabalho.

O Investimento Social Privado é um dos setores que tem se permitido cada vez mais ao desafio e tem criado projetos e programas para potencializar a população negra no país.  Esse é o caso da recém-lançada segunda edição do Edital Traços, anteriormente conhecida como Caminhos, para financiar com R$ 15 mil, 70 lideranças com idades entre 21 e 45 anos, nascidas nas periferias urbanas e que queiram se aprimorar em temas relacionados à carreira jurídica ou à política institucional.

Viviane Soranso é coordenadora do Programa de Raça e Gênero da Fundação Tide Setubal, que organiza o edital em parceria com o Instituto Ibirapitanga, Open Society, Porticus América Latina e Instituto Galo da Manhã. Como organizadora da iniciativa, Viviane vê com satisfação os resultados da edição anterior e a consolidação nesta segunda oportunidade. “Na primeira edição pudemos valorizar a autonomia das lideranças para elas poderem utilizar os recursos de acordo com suas necessidades. É importante a instituição respeitar as especificidades e os contextos de cada pessoa e nossa proposta para esta edição é fortalecer ainda mais essa autonomia”

O respeito à autonomia é central dentro do Edital Traços. Viviane acredita que um programa de enfrentamento da questão racial só é viável se consideradas as especificidades das pessoas negras contempladas nos projetos –  requer muita escuta e empatia com as causas.

Felipe Teixeira, coordenador estadual do Rio Grande do Sul  do  Movimento Negro Unificado (MNU), lembra a exclusão simbólica e histórica à qual pessoas negras foram submetidas: “Apagaram nossa história, nossa ancestralidade e nossa humanidade porque éramos considerados objetos e animais.” Essas marcas do passado trazem consequências para os processos formativos e elas não podem ser desconsideradas quando da criação de um edital específico como o Traços. “Nossas crianças negras, quando chegam na educação, enfrentam um ambiente hostil e racista. E será assim por toda a sua trajetória formativa”, completa Felipe.

Fortalecendo lideranças

O lançamento do Edital Traços, realizado em 20 de outubro na Plataforma Alas, abriu espaço para o incentivo a essas mudanças estruturais. As 70 lideranças selecionadas poderão investir em atividades formativas de naturezas diversas, como:

1. Cursos preparatórios para concursos públicos em carreiras jurídicas;
  2. Cursos de pós-graduação;
  3. Pagamento de taxas de inscrição em exames para ingresso em carreiras jurídicas;
  4. Participação em intercâmbios, congressos e seminários;
  5. Cursos de idiomas;
  6. Cursos de oratória;
  7. Cursos livres que abordem temáticas relacionadas à consolidação da democracia e à superação das desigualdades;
  8. Demais atividades formativas voltadas às temáticas abordadas.

Wagner Silva (Guiné), coordenador de Fomento e Apoio a Agentes e Causas da Fundação, considera incrível a pluralidade de lideranças contempladas na primeira edição e espera o mesmo para agora.  “Ter a oportunidade de conhecer trajetórias e legados com tanta potência e nas mais diferentes áreas temáticas, construídos a partir das – e para as – periferias, é algo que reafirma o acerto em apostar nas lideranças negras e na descentralização do investimento, fortalecendo diferentes vozes em todas as regiões do país.”

As inscrições para o Edital acontecem até 7 de novembro, às 23h59 (horário de Brasília), exclusivamente por meio do preenchimento integral do formulário on-line disponível no endereço eletrônico plataformaalas.org.br/tracos. A expectativa é consolidar o financiamento das lideranças capilarizadas por todo o país.

Para além do edital

O Edital Traços é uma ação da Plataforma Alas, composta por estratégias e editais para apoiar jovens lideranças negras em estágios diferentes das suas trajetórias. São elas:

1. Estratégia Asas – tem como objetivo despertar o interesse de adolescentes e jovens de origem periférica no conhecimento e no exercício da liderança;
  2. Estratégia Elos –  voltada à articulação entre jovens estudantes e adultos de origem periférica em busca de cursos de graduação ou preparatórios para mestrado, concursos públicos e carreiras jurídicas a instituições de excelência que atuem nessas respectivas áreas;
  3. Estratégia Caminhos –  busca fortalecer e aprimorar lideranças negras, assim como as iniciativas de impacto que elas desenvolvem nos seus respectivos territórios, por meio dos editais Elas Periféricas e Traços.

Confira mais informações sobre as estratégias e os respectivos editais em plataformaalas.org.br.