Home > Programa Democracia e Cidadania Ativa

Podcast Essa Geração

Religião, família, política e educação são assuntos que ganham leituras diferentes a cada nova geração. Mas o que Essa Geração pensa sobre esses temas?

O podcast Essa Geração, da Fundação Tide Setubal, percorreu o país para conhecer os conflitos e dilemas dos jovens brasileiros. As estratégias usadas pelas juventudes para idealizar o futuro e atuar para fortalecer a democracia no presente foram os temas principais das seis temporadas de Essa Geração.

As quatro primeiras temporadas do podcast Essa Geração foram produzidas pela Rádio Novelo, ao passo que a mais recente teve produção da Griô Podcasts. Já a sexta temporada, que tem a decolonialidade como tema principal, tem correalização do Geledés – Instituto da Mulher Negra.

Por fim, todas elas estão disponíveis nas principais plataformas de streaming e no site da Fundação Tide Setubal.

Confira, então, a seguir quais foram os temas.

Temporada 1

A primeira temporada do podcast Essa Geração retrata, por meio da trajetória da jovem Luciana Petersen, o modo como as juventudes se relacionam com a fé e a religião.

Luciana Petersen não sabe se quer ou não atender aos anseios de sua família e se tornar pastora. Além de cristã, ela é negra e feminista e faz cultos pela internet. Mas o que seu pai, um tradicional pastor da Igreja Batista, acha disso?

Ouça os episódios da temporada 1.

Temporada 2

O ponto de partida da segunda temporada de Essa Geração é a relação das juventudes com a família. A narrativa tem como eixo central a história do cientista político Caio Santos, morador de Recife (PE), que não sabia se chamaria o seu tio, com quem brigara durante as eleições de 2018, para o seu casamento.

Confira o desfecho desta história.

Temporada 3

A dinâmica das juventudes com a realidade política dá o tom da temporada 3 do podcast Essa Geração. Desta vez, a história é centralizada na trajetória da estudante de Biologia Samela Sateré-Mawé, de Manaus (AM).

Nascida na Associação de Mulheres Indígenas Sateré-Mawé, ela sempre esteve envolvida na luta pelos direitos do seu povo e do meio ambiente. Mas, por ser jovem, ela percebe que muitas vezes seus conhecimentos são desacreditados. Como fazer para que acreditem mais nessa geração?

Confira o desenrolar da história de Samela Sateré-Mawé.

Temporada 4

O fio condutor da quarta temporada é a perspectiva das juventudes quando o assunto é educação. Durante os episódios, o professor Gabriel Richard conta a sua história para destacar os dilemas das juventudes neste contexto. A trajetória de Richard tem ligação direta com a luta em favor da educação, mas aspectos diversos o têm feito pensar em novas perspectivas educacionais e para a sua atuação.

Confira o desenrolar da jornada de Gabriel Richard.

Temporada 5

A quinta temporada retrata uma série de assuntos que são alvos frequentes de desinformação e de teorias da conspiração, como o Bolsa Família, a Lei Rouanet e medicamentos ineficazes contra a Covid-19.

Desta vez,  Luciana Petersen e Caio Santos, respectivamente as pessoas que estiveram à frente das duas primeiras temporadas do podcast Essa Geração, estão à frente da produção e da apresentação da temporada.

Ouça os diálogos.

Temporada 6

Com desenvolvimento em parceria com jovens do curso de Multimídia do Geledés – Instituto da Mulher Negra, a sexta temporada do podcast Essa Geração tem a decolonialidade como tema central.

Cada um dos cinco episódio passa por um aspecto específico sobre o tema: educação, desenvolvimento de lideranças emergentes, perspectivas tecnológicas e até mesmo no empreendedorismo negro com recorte de classe.

Ouça os episódios da temporada.