Home > Atuação >

Programas de Influência

Foco em temas essenciais para enfrentar desigualdades e influenciar a opinião pública

Existem temas relevantes para o desenvolvimento das pessoas e dos territórios quando observamos o contexto das desigualdades socioespaciais. Desse modo, são elementos centrais a serem enfrentados na busca pela equidade. Como consequência, estão alinhados a valores fundamentais, como a liberdade, a diversidade e a garantia de direitos democráticos.

Nessas frentes, a Fundação Tide Setubal executa programas desenvolvidos com base nas experiências da prática local ou no conhecimento a partir dos fomentos. Desse modo, atuam com a perspectiva de influenciar a opinião pública, o investimento social privado e os governos para que se inspirem, atuem e invistam de forma colaborativa e articulada, tendo as periferias e seus sujeitos como prioridade.

Sobre os programas

Confira a seguir aspectos gerais sobre os programas de influência da Fundação Tide Setubal.

Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso: promove a colaboração entre diferentes instituições e atores. Nesse sentido, visa à equidade de gênero e raça no mercado de trabalho e nas instituições públicas.

Planejamento e Orçamento Público: desenvolve, incentiva e dissemina práticas de planejamento governamental e gestão dos recursos públicos que deem maior centralidade ao combate às desigualdades socioterritoriais. Desse modo, tem como esferas preferenciais de atuação a municipal e as submunicipais até o nível do território.

Cidades e Desenvolvimento Urbano: mobiliza as empresas, o poder público e a comunidade de moradores para, enfim, criar soluções urbanísticas ao nível local, visando ao desenvolvimento das periferias urbanas.

Nova Economia e Desenvolvimento Territorial: estimula a geração de renda e o desenvolvimento de negócios de impacto voltados à resolução de problemas das periferias urbanas.

Democracia e Cidadania Ativa: promove iniciativas em defesa de princípios e direitos democráticos e que contribuam com a inovação no exercício da cidadania em espaços públicos e políticos, finalmente orientando-se pela promoção da diversidade e da pluralidade de ideias.

Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso

Promove a colaboração entre diferentes instituições e atores, visando à equidade de gênero e raça no mercado de trabalho e nas instituições públicas.

Cidades e Desenvolvimento Urbano

Mobiliza as empresas, o poder público e a comunidade de moradores para criar soluções urbanísticas em nível local, visando ao desenvolvimento das periferias urbanas.

Nova Economia e Desenvolvimento Territorial

Estimula a geração de renda e o desenvolvimento de negócios de impacto voltados à resolução de problemas das periferias urbanas.

Planejamento e Orçamento Público

Desenvolve, incentiva e dissemina práticas de planejamento governamental e gestão dos recursos públicos que dêem maior centralidade ao combate às desigualdades socioterritoriais, tendo como esferas preferenciais de atuação a municipal e as submunicipais até o nível do território.

Democracia e Cidadania Ativa

Promove iniciativas em defesa de princípios e direitos democráticos e que contribuam com a inovação no exercício da cidadania em espaços públicos e políticos, orientando-se pela promoção da diversidade e da pluralidade de ideias.