Fundação Tide Setubal
Imagem do cabeçalho
Imagem do cabeçalho

Brasil e Alemanha em intercâmbio de experiências

@Comunicacao

8 de setembro de 2015
Compartilhar:

Roda de conversa, música, poesia, futebol, grafite e discotecagem, tudo junto e misturado na busca de intercambiar saberes e experiências que fortaleçam a cooperação, o respeito e a promoção da diversidade, numa peleja poética com a participação de Edvaldo Santana, Coletivo MAP, Coletivo Arte e Cultura na Kebrada, CausaP e com a participação especial do Poeta Slam Alemão Nils Straatmann.

 

Esta ação, desenvolvida em parceria com a Fundação Tide Setubal, integra o projeto desenvolvido pela Casa Stefan Zweig, os Goethe-Institute no Rio e em São Paulo e o DAAD em Belém e Belo Horizonte, que, comprometido com as ideias do grande humanista de origem judaica Stefan Zweig, visa manter viva a memória do período de exílio e trazer as discussões para a atualidade por meio de seminários, exposições e outros eventos culturais.

 

Stefan Zweig foi um escritor austríaco que, por ser judeu, emigrou para o exílio no Brasil durante o Terceiro Reich. Em Petrópolis, onde o escritor passou os últimos tempos de sua vida, foi criada a Casa Stefan Zweig, ponto de encontro internacional, com base em sua vida e obra, constituindo-se como um local de encontro e um fórum de discussão sobre temas como racismo, antissemitismo e perseguição racial e religiosa.

 

Nesse sentido, será promovido um intercâmbio no qual poeta Slam alemão convidado Nils Straatmann, irá passar dois meses no Brasil e, durante sua permanência, irá se concentrar principalmente nos temas relacionados à herança cultural de Stefan Zweig: racismo, intolerância, perseguição racial e religiosa, que hoje estão de volta ao centro das atenções.

 

 

Programação: Dia 19 de setembro, das 14h às 19h, no CDC Tide Setubal Rua Mario Dallari, 170 – Jardim São Vicente, São Miguel Paulista, São Paulo-SP 

 

 

14h – Exibição do Curta Metragem “Troca de Passes” produzido na oficina de cinema independente do Festival Entretodos no CDC Tide Setubal. Sinopse – Com sonhos diferentes e marcados por diferentes obstáculos o caminho de Caique e Wellington se cruzam revelando situações conflituosas permeadas de preconceito e limitações.

 

 

14h15 – Roda de Conversa com Poeta Slam Alemão Nils Straatmann. Em um bate-papo o poeta falará sobres seu trabalho, visita ao Brasil e abordará temas como o racismo, intolerância, perseguição racial e religiosa.

 

 

14h30 – Início da Grafitagem – Com a presença dos Grafiteiros Manulo, RV e Xirox.

 

 

15h30 – Futebol- Times conjugados com a presença de Edvaldo Santana, dos coletivos MAP, ACK e CausaP e de Jovens do projeto Toque de Letras e de Nils Straatmann.

 

 

15h30 – Discotecagem com DJ Elvis

 

 

17h – Sarau “Versos em Reversões”, com Apresentação Musical de Edvaldo Santana, Poeta Slam Nils Straatmann, intervenções poética do Coletivo MAP, Grafitagem com ACK e Causa P, microfone aberto para intervenções artísticas.

 

 

Convidados:

Nils Straatmann
Nils Straatmann nasceu em 1989 na cidade de Geesthacht, vive em Leipzig, na Alemanha, onde completou seu estudos. Em 2008 foi campeão nacional no U20 Poetry Slam, em 2013 ganhou um prêmio com sua equipe “Bottermelk Fresch”. Seus textos foram publicados em várias antologias pelas editoras alemãs Suhrkamp, Carlsen, Lektora e Blaulicht, em março de 2015 foi publicado seu relato de viagem “Onde as batatas crescem nas árvores” pela editora Malik. Na Autonama, o time alemão de autores jogadores de futebol, comanda, como número 6, todo o centro defensivo. Basicamente, slams ou poetry slams são encontros de poesia falada (spoken word) e performática, geralmente em forma de competição, onde um júri popular, escolhido espontaneamente entre o público, dá nota aos slammers (os poetas), levando em consideração principalmente dois critérios: a poesia e a desempenho. Resumindo, o slam é o “esporte” da poesia falada.
Edvaldo Santana
Edvaldo Santana é nascido e criado em São Miguel Paulista, periferia de São Paulo, o primeiro de oito filhos do piauiense Félix e da pernambucana Judite, nordestinos que vieram tentar a sorte na cidade grande. O cantor, compositor e violonista Edvaldo Santana, 54 anos, começou sua carreira na banda “Caaxió”, apresentando-se pela primeira vez no Teatro Arena em 1974, nessa época a banda tinha sido rebatizada de “Matéria Prima”. Hoje, com 35 anos de carreira, marcado por influências de ritmos que vão do blues ao samba, tem vários discos lançados. Conheceu e tocou com Tom Zé, Cauby Peixoto, Fred Jorge, que fazia versões para o Roberto Carlos e, no início dos anos 70, encabeçou o Movimento Popular de Arte (MPA), que promovia eventos com música, teatro, poesia e oficinas de cultura, junto a outros artistas da zona leste de São Paulo.
M.A.P – Movimento Aliança da Praça
O projeto M.A.P tem como proposta unir a variedade cultural e artística situada nas zonas periféricas para compartilhar os trabalhos voltados para a arte em suas diversas formas, como: música, poesia, skate, textos, teatro, dança, fotografia, stands, canto, instrumental, teatro, circo, mágica, quadros e até troca de livros. O Movimento realiza mensalmente um Sarau aberto na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra (Praça do Forró), onde qualquer um pode envolver-se e manifestar-se da forma que bem entender. “A voz é o ritual e a atenção nossa prece”, afirmam.
Arte e Cultura na Kebrada
Coletivo que promove o evento anual que reúne mais de 300 grafiteiros e artistas convidados, além dos moradores do Jardim Maia, bairro de São Miguel Paulista, mesclando elementos do Hip Hop e da cultura urbana e popular. O intuito é levar lazer e cultura para a comunidade através de intervenções distribuída por oito quarteirões que são grafitados pelos artistas, onde também ocorrem atividades como teatro, danças folclóricas, capoeira, tendas com diversos estilos musicais, brinquedos infantis, pista de skate, entre outras atrações. O Coletivo também desenvolve atividades de arte-educação e realiza intervenções do Cine Kebrada, no qual, a partir da linguagem de cinema e vídeo independente, promovem rodas de conversa acerca de diversos temas relacionados aos direitos humanos com os moradores locais em vielas e praças do Jardim Helena.
Fernando RV
Grafiteiro e rapper do grupo Causa P (Causa Polêmica), Fernando RV é um artista atuante há mais de 15 anos no Movimento Hip Hop na Zona Leste de São Paulo. É também articulador cultural e participa da promoção de diversos eventos na região.
Projeto Toque de Letras
O projeto Toque de Letras: Futebol em 3 tempos une esporte, comunicação e cidadania, desenvolvido pela Fundação Tide Setubal com apoio do Football for Hope. Além dos treinamentos técnicos do futebol, os jovens participam de oficinas de comunicação e cidadania, visando o desenvolvimento dentro e fora do campo, alinhando a prática esportiva às reflexões sobre temas fundamentais para os jovens fortalecerem seus projetos de vida.
Módulo Teatro para Iniciante
Em oito anos, a formação em Artes Cênicas do módulo de teatro do CDC Tide Setubal produziu mais de 13 espetáculos teatrais que contaram com a participação de cerca de 300 jovens da região. “Luzes desiguais”, “De Quando Nos Tornamos Rinocerontes”, ” Se Liga”, “Tripalium”, ” O Sonho de Sophia”, “Lá ou Ali, quem Sabe Aqui?”, “Mil Fibras”, “O Fim Para Um Começo”, “O Mordomo”, “Árvore do Tempo” são alguns dos espetáculos nos quais os jovens puderam compartilhar com o público suas histórias e personagens, as questões do mundo do trabalho e as relações sociais e políticas que os afetam, como a desigualdade social, a violência, os meios de comunicação, a democracia e a ditadura no Brasil, assuntos tratados com um olhar crítico, criatividade e sensibilidade.

Compartilhar:

Notícias relacionadas

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.