Edital Traços

O trabalho de combate às desigualdades sociais passa, obrigatoriamente, pelo combate à desigualdade racial e o apoio à potência de pessoas negras. Desse modo, a Fundação Tide Setubal considera esses aspectos como fundamentais para o desenvolvimento de suas iniciativas voltadas à promoção da equidade.

Como resultado, dentro dessa perspectiva nasce o Edital Traços. Por causa de sua proposta, o projeto, que está em sua segunda edição e teve o nome Edital Caminhos à época de seu lançamento, em 2020, tem como objetivo fortalecer a trajetória profissional, educacional e pessoal de pessoas negras. Nesse sentido, o foco é contribuir para ampliação da diversidade racial em espaços de influência e decisão na sociedade.

A quarta edição do Edital Traços, que é realizada em parceria com o Instituto Ibirapitanga, tem como objetivo fortalecer a trajetória profissional, educacional e pessoal de pessoas negras, de modo a contribuir para ampliação da diversidade racial em espaços de influência e decisão na sociedade.

Desse modo, esta edição consiste em ampliar o acesso de pessoas negras às oportunidades profissionais dentro da docência no ensino superior. Nesse caso, o projeto incidirá sobre as áreas de Ciências Sociais Aplicadas, com foco na área das Ciências Econômicas; e Ciências Exatas, com foco em cursos relacionados à Tecnologia.

Sobre as categorias

No caso do segmento de Ciências Sociais Aplicadas, com foco em Ciências Econômicas, os principais temas abordados incluem:

• Teoria Econômica;
  • Sistemas Econômicos;
  • Teoria e Política de Planejamento Econômico;
  • Economia do Bem-Estar Social;
  • Economia Urbana;
  • Dentre outros temas conforme a classificação das áreas de conhecimento/avaliação da CAPES adotada pelo Ministério da Educação.

No que diz respeito às Ciências Exatas, os principais temas e cursos abrangem:

• Algoritmos;
  • Programação;
  • Teoria da Computação;
  • Sistemas de Informação;
  • Engenharia de Software;
  • Sistemas para Internet;
  • Banco de Dados;
  • Tecnologia da Informação;
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Jogos Digitais;
  • Inteligência Artificial;

Seleção e fomento

A quarta edição do Edital Traços propõe-se a apoiar financeiramente até 15 pessoas negras com atuação profissional dentro das áreas estipuladas na iniciativa.

O recurso a ser repassado para cada uma delas será de até R$ 15 mil, que poderá ser investido em plano de desenvolvimento composto por atividades formativas, com o objetivo de prepará-las para concorrer em processos seletivos voltados à contratação de docentes em universidades brasileiras.

Os exemplos de cursos e atividades que podem compor o Plano de Desenvolvimento a ser apresentado nesta chamada abrangem:

• Cursos de pós-graduação;
  • Realização de intercâmbios;
  • Participação em congressos e seminários acadêmicos;
  • Cursos de idiomas;
  • Cursos de oratória;
  • Cursos livres que contribuam para a qualificação do currículo acadêmico;
  • Dentre outras atividades que fortaleçam o desenvolvimento de habilidades e competências e a preparação para atuar no ensino superior como docente.

Cronograma

As inscrições para a quarta edição do Edital Traços estão abertas até 13 de maio. Será necessário acessar este link para ter acesso ao:

• Formulário de inscrição;
  • Download do regulamento;
  • Documento para apresentação do perfil e da trajetória da pessoa candidata.

Pode-se fazer também, no mesmo documento para apresentação do perfil e da trajetória da pessoa candidata, o detalhamento do plano de desenvolvimento a ser implementado e o envio da documentação necessária para a inscrição.

A pessoa candidata deverá enviar também um vídeo com duração máxima de dois minutos, com breve apresentação da pessoa candidata, sua trajetória, propósito de vida e por qual motivo quer ingressar na docência no ensino superior.

Após este período, o processo seletivo contemplará também duas etapas para análise dos perfis das pessoas candidatas. Por fim, os nomes das pessoas selecionadas serão divulgados na Plataforma Alas e no perfil da Fundação Tide Setubal no Instagram.