CDC Tide Setubal sedia Mostra de Encerramento de Projetos 2010

14 de dezembro de 2010
O sábado ensolarado de 11 de dezembro marcou o encerramento das atividades 2010 da Fundação Tide Setubal. Pela manhã, foi promovida uma mostra de projetos no Galpão de Cultura e Cidadania no Jd. Lapenna. À tarde, a festividade continuou no CDC Tide Setubal, situado no Jd. São Vicente. Mais de cem pessoas, entre adultos, crianças e jovens, foram comemorar as iniciativas. Para compartilhar as experiências, cada projeto preparou uma atividade. A programação incluiu exibição de vídeos, apresentação de xadrez, ginástica rítmica, dança e teatro.
Na abertura do evento, Marlene Cortese, presidente do conselho do CDC Tide Setubal, relembrou o processo de revitalização do espaço e a iniciativa da Fundação Tide Setubal de oferecer uma gama diversificada de oportunidades para todas as faixas etárias. “Atualmente, percebemos o grande número de crianças, jovens, mães, pais e avós que vêm para cá e que encontram boas opções aqui, seja esportiva, cultura ou socioeducativa. São atividades que permitem a troca e nos transformam um pouquinho”.

Marlene destacou ainda a participação dos moradores em eventos, como o Encontro de Cultura Caipira e o Festival do Livro e da Literatura. “Cada vez que vocês saem de suas casas e vêm para cá, trazem uma luzinha a mais para este lugar”. Em seguida, leu uma história do escritor uruguaio Eduardo Galeano, ilustrando a importância da presença de cada um para dar vida ao espaço.

Troca de experiências

Na sequência, foi exibido o vídeo do Programa Ação Família São Miguel, que continha depoimentos das participantes, e foi feita a entrega de certificados. Os presentes também puderam conhecer mais sobre o Projeto Futebol e Cidadania, que alia prática esportiva e reflexão sobre temas da juventude. No segundo semestre de 2010, eles realizaram oficinas de comunicação esportiva, exercitando a reportagem e a locução esportiva. O filme mostrava um pouco desse processo.

Houve ainda apresentações do Programa Clube Escola, nas quais crianças e adolescentes mostraram o que aprenderam nas aulas de ginástica artística e circo. Já a equipe de xadrez realizou a premiação dos melhores competidores do ano. E para resumir as conquistas de 2010 no esporte foi exibido um vídeo, com fotos das participações em diferentes campeonatos, como beach soccer, futsal, vôlei e outros.

As jovens do projeto Espaço Menina Mulher prepararam uma apresentação de dança. Com roupas dos anos 1960, bailaram ao som da música Estúpido Cupido. Assim trouxeram de forma descontraída um pouco da temática que foi discutida nos encontros, como amor, família e sexualidade.

Para fechar o dia, o Núcleo de Formação SocioCultural apresentou o espetáculo teatral De como nos tornamos rinocerontes. A montagem de autoria do grupo de iniciação ao teatro surgiu a partir da leitura da peça O Rinoceronte, do dramaturgo Eugène Ionesco.

Veja, nos links a seguir, um balanço de cada iniciativa realizada em 2010:

Núcleo de Formação SocioCultural diversifica público com novos módulos

Clube Escola intensifica ações e cria mais vínculo com beneficiados

Mundo Jovem dissemina metodologia para ONGs, escolas e universidade

CPDOC convida moradores a participar da construção da memória local