Fundação Tide Setubal
Imagem do cabeçalho
Imagem do cabeçalho

Confira como foi a 9ª edição do Festival do Livro e da Literatura de São Miguel

Programas de influência

21 de novembro de 2018
Compartilhar:

 

Aconteceu entre os dias 5 e 9 de novembro a 9ª edição do Festival do Livro e da Literatura de São Miguel Paulista. Tradicional evento cultural da zona leste de São Paulo, o Festival, que em 2018 foi realizado pela Fundação Tide Setubal com parceria estratégica da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) e apoio da editora Companhia das Letras e do Sesc, teve sua origem como uma Feira do Livro dentro de um clube da comunidade, e depois ganhou as ruas do bairro de São Miguel.

 

Este ano, refletindo as mudanças institucionais da Fundação Tide Setubal, que passou a fomentar e apoiar  iniciativas que promovam a justiça social e o desenvolvimento sustentável em diferentes periferias urbanas, o Festival começou a integrar a agenda do Circuito Literário nas Periferias (CLIPE) e trouxe atrações locais e também de outras periferias para ocupar os equipamentos públicos da região de São Miguel e da Praça do Morumbizinho (Praça Fortunato da Silveira).

 

Para Márcio Black, especialista em cultura da Fundação Tide Setubal, o tema desta edição, “A Literatura dos Encontros”,vai ao encontro do Festival. “O nosso mote sempre foi a literatura que promove encontros e garante visibilidade a discursos marginalizados, produzidos por sujeitos nos mais diversos territórios”, diz. “Ao passar a integrar a agenda do CLIPE, nada mais justo que celebrarmos a ‘Literatura dos Encontros’, trazendo para São Miguel o que acontece em toda a cidade e é produzido por diversos atores, em suas próprias narrativas, individuais, coletivas e institucionais.”

 

 

A programação do festival foi construída a muitas mãos, com a participação de coletivos culturais e escolas da região que atenderam a um chamado para atuar de forma protagonista no evento.

 

Ao longo da semana, as escolas participantes receberam atrações como a exibição do filme “Jaguaporeruba”, seguido por roda de conversa com o diretor, Paulo Camargo, show do artista Luck Vas, apresentação do Sarau das Mulheres, do Slam da Guilhermina, do músico Renato Pessoa, oficinas de grafite, contação de histórias, entre outros.

 

No dia 8 de novembro, aconteceu no Parque Jacuí uma caravana literária aberta a todos, com a presença de instituições do Jardim Lapenna e União de Vila Nova. E no dia seguinte, a praça Morumbizinho recebeu atrações ao longo de todo o dia.

 

No palco SESC, aconteceram apresentações de Eduardo Agualuz, do coletivo Bixa Pare e um show de encerramento da cantora Anelis Assumpção. Na Tenda Saraus, apresentaram seus espetáculos artistas como Odara e Celia Nascimento, o Coletivo Acuenda com Renato Pessoa, o Sarau do MAP com Luck Vas e o grupo Pardonizadas.

 

 

A tenda Unicsul foi palco das oficinas “o fantástico mundo literário” e “o mistério da Jurema e os mundos escondidos”,  e no BiblioSesc, um agradável espaço com cadeiras de praia, almofadas e muitos livros, o Instituto Clio convidava a todos para participar de atividades de mediação de leitura. Por fim, o auditório D da Universidade Cruzeiro do Sul recebeu apresentações feitas pelos alunos de escolas da região, como “Os Miseráveis”.

 

Confira abaixo mais fotos da 9ª edição do Festival do Livro e da Literatura de São Miguel.

 

 

 

 

 


Compartilhar:

Notícias relacionadas

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.