Encontro da Cultura Caipira reuniu cerca de 10 mil pessoas

24 de junho de 2008

Organizado pela Comissão de Cultura do CDC Tide Setubal, com o apoio da Fundação Tide Setubal, o 1º Encontro da Cultura Caipira foi realizado durante os dois últimos finais de semana de junho, em São Miguel Paulista. Cerca de 10 mil pessoas estiveram presentes nos seis dias do evento, vindas de todas as regiões da cidade.

O grande diferencial da festa esteve na programação, que além das já conhecidas barracas de comida típica, brincadeiras e quadrilha, envolveu a apresentação de grupos artísticos do interior do Estado e a exposição de uma autêntica casa caipira.

Os moradores de São Miguel foram surpreendidos com os cortejos realizados todos os dias da Praça da Paz até o CDC. Muitos saíram de suas casas para ver e acompanhar pelas ruas do bairro os grupos de Cordão de Bichos (Tatuí), Samba Lenço (Mauá), Samba de Roda (Pirapora do Bom Jesus), Moçambique de São Benedito, Vovô da Serra Japi e Congada de Santa Efigênia (Mogi das Cruzes).

No CDC, além desses, também se apresentaram: Os Favoritos do Catira (Guarulhos), Grupo Expressão e Atitude (jovens de projeto da Fundação Tide Setubal), Grupo Papel Principal, Jongo (Piquete), Cururu (Sorocaba), Folia de Reis Estrela do Oriente (Vila Nhocuné), Fandango (Cananéia), Batuque de Umbigada (Piracicaba, Tietê e Capivari) e Fandango de Chilenas (Capela do Alto). Nos intervalos, a animação da festa ficou por conta do forró do Trio Som da Terra.

A casa caipira foi uma atração à parte. De pau-a-pique e coberta com sapê, foi decorada com forno a lenha e uma série de utensílios tipicamente caipiras, como panelas de barro, pilão, rede, lamparina, rádio e esculturas religiosas, tudo emprestado das pessoas da própria comunidade.