Frequentadores contam como o Ponto de Leitura faz parte de suas vidas

23 de novembro de 2009

O Ponto de Leitura Jardim Lapenna surgiu de uma demanda dos próprios moradores de São Miguel Paulista, principalmente das mães participantes do Programa Ação Família, realizado pela Fundação Tide Setubal em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo.

Durante os encontros semanais com as famílias, as crianças tinham à disposição uma caixa com livros infantis que, rapidamente, se tornou insuficiente diante da crescente procura. Constatada essa demanda – e diante a falta de uma biblioteca pública no Jardim Lapenna –, a Fundação firmou parceria com a Secretaria Municipal de Cultura para a criação do Ponto, instalado dentro do Galpão, que tem seu público formado sobretudo por crianças. A seguir, depoimentos de freqüentadores:

“Sempre que posso, vou direto para lá quando saio da escola. Daí, pego um livro e o levo para casa. Os quadrinhos da Turma da Mônica são os meus preferidos.”

David de Sousa Costa, 11 anos, um dos frequentadores mais assíduos, começou a gostar de ler quando estava na terceira série do ensino fundamental

“Antes do Ponto, eu só tinha a biblioteca da escola e alguns livros em casa. Agora, como ele é perto da minha casa, sempre passo para pegar novos livros, principalmente, de ficção científica e de magia, que são os de que gosto mais.”

Luiz Ricardo Santos Machado, 17 anos, para quem a chegada do Ponto de Leitura ao Jardim Lapenna ampliou o acesso aos livros

“Adorei o Ponto de Leitura aqui perto de casa. Meus filhos frequentam, vivem pegando livros, e sinto que estão até melhorando na escola. O mais velho já sabe ler até melhor do que eu, que curso o supletivo. Ele adora a Turma da Mônica. Eu pego carona e leio também, inclusive para o mais novo.”

Sandra dos Santos Soares, 39 anos, moradora do Jardim Lapenna há oito anos, mãe de Wesley, 8 anos, aluno da segunda série da E.E. Pedro Moreira Matos, e Wedimas, 13 anos, aluno da sétima série da EMEF Darcy Ribeiro