Fundação e Unicsul promovem oficinas de educação urbana no Jardim Lapenna

25 de março de 2011

No próximo mês de maio, a Fundação Tide Setubal e a Universidade Cruzeiro do Sul realizarão oficinas de Educação Urbana para moradores do Jardim Lapenna. O projeto está inserido na parceria entre as duas instituições, em prol da melhoria da qualidade de vida da população de São Miguel Paulista. “A ideia é sensibilizar e conscientizar a comunidade sobre as questões urbanas, apresentando conceitos que contribuirão para as discussões do Fórum do Jardim Lapenna”, explica Lúcia Saboya Amadeo, coordenadora do Programa Ação Família, da Fundação Tide Setubal.

As oficinas ficarão sob a responsabilidade do Núcleo de Extensão e Trabalho em Arquitetura, Urbanismo e Design (Next_AD) da Universidade. Os encontros trabalharão a percepção dos moradores sobre o território. Como ele é; como gostariam que fosse a partir da realidade atual e  quais as necessidades do lugar para se obter melhores condições de vida são algumas das questões a serem abordadas nos módulos, bem como os conceitos de espaço público e privado. Também será apresentado e discutido o Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo (para transporte, uso do solo e habitação).

“A população precisa conhecer o Plano para verificar se suas demandas estão alinhadas ou não com essas diretrizes. Essa compreensão e a identificação dos atores que intervêm na organização espacial e urbana da cidade, do bairro e do território possibilitam uma participação mais consciente nas propostas de melhoria para a localidade”, comenta o professor Márcio da Costa Pereira, supervisor do Next_AD.

Mobilização em prol do Lapenna

Para Tião Soares, responsável pelas relações institucionais da Fundação Tide Setubal, o projeto pode colaborar para uma consciência crítica sobre o espaço urbano e sua utilização. “Ajudará o morador a reconhecer o espaço onde mora e fazer valer sua história e sua luta por mais equipamentos públicos”, diz. Ele também salienta que a iniciativa trará mais subsídios para as pautas do Fórum Permanente dos Movimentos do Jardim Lapenna, União de Vila Nova e Sítio Mirim, espaço onde os moradores debatem as demandas da localidade e planejam a abertura de canais de negociação com poder público.

O Next_AD levantará ainda quais as ações propostas na área de urbanismo para o Jardim Lapenna. “Isso nos ajudará a ter uma visão mais abrangente sobre o território e conhecer se há sobreposição de ações, entendendo melhor o que a Sabesp e a CPTM, por exemplo, prevêem para local”, conta o professor Márcio. O Centro de Pesquisa e Documentação (CPDOC) São Miguel, projeto da Fundação Tide Setubal, estará envolvido nessa tarefa. “A formação de um banco de dados com informações da região é fundamental para dialogarmos com o poder público”, afirma Mauro Bonfim, coordenador do CPDOC.