Fundação José Luiz Egydio Setubal firma parceria para capacitar professoras da Educação Infantil da CEI Lapenna

5 de novembro de 2014

Contribuir com o fortalecimento das organizações locais é uma das linhas de atuação da Fundação Tide Setubal. Nesse sentido, estabeleceu a conexão entre a Fundação José Luiz Egydio Setubal e CEI Jd. Lapenna que conta com a gestão da Sociedade Amigos do Lapenna, também parceira da Fundação Tide Setubal.

A aproximação tem como o objetivo de apoiar a capacitação das professoras da Educação Infantil “Nossa proposta é capacitar os educadores para que numa situação de emergência consigam prestar os primeiros socorros às crianças. Os encontros acontecerão sempre na última sexta-feira do mês, na própria CEI ”, comenta Fátima  Rodrigues Fernandes, pediatra e imunologista  do Hospital Sabará e diretora do Instituto Pense, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que é um braço da Fundação José Luiz Egydio.

A primeira capacitação ocorreu no final de setembro. “Fizemos um levantamento, junto ao Corpo Diretivo da CEI, para saber quais os temas mais relevantes que poderiam ser tratados no primeiro encontro. Engasgo infantil, paradas cardiorrespiratórias e primeiros socorros foram os mais votados”, diz Lucia Amadeo, coordenadora do programa Ação Família.

Para Angela Cristina Alves, diretora da CEI, as informações apresentadas foram muito relevantes. “É importante sabermos o que fazer e como socorrer uma criança, diante de uma situação de emergência”. Na avaliação de Jurema Martins de Lima, coordenadora pedagógica, a capacitação superou todas as expectativas. “Várias dúvidas foram sanadas. Socorrer um adulto com parada cardiorrespiratória é bem diferente do que socorrer uma criança”.

Quem ficou surpresa com a participação das educadoras foi Renata Pereira, enfermeira e supervisora da Educação Continuada da Fundação Luiz José Egydio. “Elas contribuíram para tornar a formação mais dinâmica e interativa. E esse retorno imediato é muito importante, quando estamos dando uma formação. Ele significa que realmente estamos conseguindo esclarecer dúvidas e compartilhar conhecimentos”.

A CEI do Jd. Lapenna atende a 430 crianças, a maioria faz parte de famílias que são atendidas pelo Galpão de Cidadania e Cultura do Jd. Lapenna. “O nosso foco de atuação é promover o desenvolvimento do território e, consequentemente, o bem estar de nossas crianças faz parte”, conclui.

Depoimentos

“Achei muito importante, pois no dia-a-dia temos várias dúvidas e nem sempre sabemos como proceder”, Rejane Dias, professora.

“A aprendizagem foi muito enriquecedora”, Miriam Rodrigues, professora.

“A capacitação foi ótima. Tudo na vida é questão de aprendizagem”, Elenice Mendez Ananias, professora.