Fundação Tide Setubal
Imagem do cabeçalho
Imagem do cabeçalho

Fundação Tide Setubal e Instituto Goethe promovem intercâmbio cultural em Sarau Versos e Reversões

@Comunicacao

8 de outubro de 2015
Compartilhar:

O CDC Tide Setubal foi palco do intercâmbio cultural Versos e Reversões. Durante todo o dia, muita música, poesia, futebol, grafite e discotecagem agitaram o público do CDC. Em parceria com a Fundação Tide Setubal, o sarau integra o projeto desenvolvido pela Casa Stefan Zweig, o Instituto Goethe e o Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD) em Belém e Belo Horizonte.

 

O poeta alemão Nils Straatmann foi um dos convidados para o evento. Ele contou um pouco sobre a experiência desse intercâmbio cultural. “A ideia dessa minha visita ao Brasil é participar de diversos eventos e encontros como o de hoje, onde haja espaço de fala e pensamento coletivo sobre diversas questões sociais, como racismo e violência. Conheci um pouco mais sobre os grupos culturais da região e foi muito bom ver a apresentação dos jovens que transformaram suas histórias em música e poesia.”

 

Os coletivos Movimento Aliança na Praça – M.A.P., Arte e Cultura na Kebrada, o grupo CausaP e o cantor e compositor Edvaldo Santana também marcaram presença.

 

Rafael da Silva Carnevalli, integrante dos coletivos Filhos de Ururaí e do Movimento Aliança na Praça – M.A.P., fez uma intervenção com os jovens do projeto Toque de Letras: Futebol, que também se apresentaram no sarau. O poeta conta como foi o processo de criação dos textos com as turmas. “Uma semana antes, a turma participou de um trabalho de sensibilização em que foram convidados a escrever rimas, inspirados em suas histórias de vida. A turma abraçou a ideia e surgiram vários textos ótimos. No sarau, alguns cantaram suas histórias.”

 

Igor Guilherme, de 12 anos, é integrante do projeto Toque de Letras e conta como foi a experiência de participar do sarau. “Eu sempre gostei de rap e batalhas de rima, foi legal poder transformar minha história em uma música e apresentar para os meus colegas do projeto e para outros convidados.”

 

Ricardo Santana, 14 anos, participou pela primeira vez de um evento que promove um intercâmbio cultural. Para ele, “foi uma oportunidade única conhecer o poeta Nils Straatmann. Conversamos e jogamos bola e ele nos contou um pouco sobre a vida em outros países e sobre a carreira dele. O dia foi bem divertido e cheio de atividades culturais, gosto de eventos assim”.

 

Depois do sarau, os participantes calçaram as chuteiras e entraram em campo para jogar futebol. Para encerrar o dia de atividades, o cantor e compositor Edvaldo Santana apresentou suas músicas no palco do CDC.

 

Para Edvaldo, eventos como esse são fundamentais para o desenvolvimento local. “Intercâmbios culturais são muito ricos. Hoje acompanhamos jovens de 13 anos contando suas experiências de vida, já carregadas de diversas histórias; para um poeta que vem lá da Alemanha, momentos como esse são únicos. Essa troca de vivências culturais deve ser amplamente estimulada, para que o povo comece a perceber que a arte e a poesia estão em tudo e são transformadoras.”


Compartilhar:

Notícias relacionadas

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.