Fundação Tide Setubal e Instituto Reciclar promovem formação de docentes no Jardim Lapena

Prática de Desenvolvimento Local

29 de novembro de 2023

Na zona leste de São Paulo, uma nova parceria entre Fundação Tide Setubal, Instituto Reciclar e a Escola Estadual Professor Pedro Moreira Matos tem contribuído para a mudança educacional do Jardim Lapena. Essa colaboração é parte integrante do Programa de Apoio à Educação Pública (Paep), iniciativa que visa formar 84 professores. A ação abrange desde o ensino fundamental até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Nosso objetivo, por meio do Paep, é valorizar docentes e a escola pública como agentes de transformação territorial. A partir do Programa, atuamos para melhoria da educação na cidade, apoiando o aprofundamento conceitual, prático e metodológico da docência em diferentes áreas do saber”, explica Carlos Henrique Lima, diretor executivo do Instituto Reciclar. “Acreditamos que, por meio da parceria com a Fundação Tide Setubal e a Escola Pedro Moreira Matos, contribuiremos diretamente para o aumento do repertório de práticas pedagógicas dos participantes.”

Estendendo-se de setembro de 2023 a junho de 2024, a formação de docentes promete impactar diretamente cerca de mil estudantes. O ciclo aborda desafios educacionais específicos, como baixos índices de aprendizagem e altas taxas de evasão escolar.

Relações entre a educação e a  Teoria da Mudança no Jardim Lapena

O Galpão ZL, núcleo de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação Tide Setubal cogerido com a Sociedade de Amigos do Jardim Lapenna, tem desempenhado papel crucial no Jardim Lapena, seguindo os princípios da Teoria da Mudança de Territórios Vulneráveis. Analisando a comunidade por meio de 38 resultados, esta abordagem holística busca catalisar o desenvolvimento local.

Nesse sentido, a formação de docentes surge como prioridade identificada, preenchida pela parceria com o Instituto Reciclar. A organização, cuja especialidade é a  formação de docentes, desenvolve trilhas personalizadas, alinhadas com as necessidades específicas da E.E. Professor Pedro Moreira Matos. Essa parceria reflete o compromisso em abordar não apenas o aprendizado acadêmico, mas também aspectos socioemocionais. Assim sendo, o foco é a preparação de educadoras e educadores para atuarem na facilitação do desenvolvimento integral de estudantes.

Para o professor e vice-diretor da Escola Estadual Pedro Moreira Matos, Cláudio Oliveira, um dos pontos fortes desse processo tem sido a adequação do que é proposto à realidade do Jardim Lapena. “Para nós, é importante partirmos da realidade da nossa escola e montarmos a formação com o Instituto. Assim, docentes interagem mais. Isso amplia a aplicabilidade no dia a dia da unidade escolar.”

Além disso, como  destaca Andrelissa Ruiz, coordenadora de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação Tide Setubal: “um dos principais pontos que queremos atacar com essa formação dos professores, dentro da Teoria da Mudança, é a questão da evasão escolar. A diversificação do currículo e as novas possibilidades em sala de aula são apostas para jovens reforçarem seus vínculos com a escola”

Desafios e Transformações: Teoria da Mudança nos Territórios Periféricos

A iniciativa no Jardim Lapena não é uma ação isolada. Ela faz parte de uma visão mais ampla delineada pela Fundação em sua Teoria da Mudança para o Desenvolvimento Urbano. Ao lançar a publicação A Lupa na Cidade: Painel de Indicadores e Desenvolvimento de Áreas Urbanas Vulneráveis, a Fundação estende sua lente sobre São Paulo. O material destaca desafios estruturais interconectados em áreas como saúde, educação, segurança, moradia e emprego.

A proposta de Teoria da Mudança, desenvolvida em parceria com o Insper Metricis – Núcleo para Medição de Impacto Socioambiental, visa transcender os limites tradicionais entre investimento social privado, público e privado. Assim sendo, a publicação detalha um mapa dos problemas enfrentados nos territórios periféricos, identificando oito macrotemas interconectados, desde segurança pública até mobilidade urbana.

Conectando os pontos, a Teoria da Mudança é apresentada como a base para enfrentar esses desafios complexos. Nesse sentido, o material destaca como essa abordagem já está em prática no Jardim Lapena. E, nesse caso, mostra de qual modo funciona como um caso de estudo no qual se aplica a teoria como sistema de monitoramento, avaliação e definição de trajetórias.

A visão é clara: até 2030, o Lapena aspira ser um modelo de urbanismo social. E, desse modo, o objetivo é incorporar princípios de participação, integração de serviços, intervenção urbana, governança e monitoramento.

Transformando Realidades pela Educação e Desenvolvimento Urbano

A parceria entre a Fundação Tide Setubal, Instituto Reciclar e a Escola Estadual Professor Pedro Moreira Matos para formação de docentes é um exemplo tangível de como a educação pode ser um catalisador para a transformação em comunidades periféricas. Ao adotar a Teoria da Mudança, a Fundação amplia sua visão, não apenas focando na educação, mas também compreendendo as complexidades interconectadas dos territórios.

A iniciativa no Jardim Lapena não é apenas uma ação isolada, mas parte de abordagem abrangente que visa influenciar políticas públicas e ações privadas em níveis mais amplos. Por fim, ao conectar a educação à Teoria da Mudança e aos desafios urbanos, a Fundação Tide Setubal não apenas forma docentes. Mas, desse modo, também lança as bases para o desenvolvimento urbano mais inclusivo e sustentável. E, é claro, com o Jardim Lapena liderando o caminho para um futuro mais promissor.

Texto: Daniel Cerqueira / Foto: Instituto Reciclar