• Ir para o conteúdo
  • Ir para o menu
  • Acessibilidade
  • Contato
  • EN
Logo da Fundação Tide Setubal. A imagem ilustra a página sobre metodologias da Fundação Tide Setubal.
  • A Fundação
    • Quem somos
    • Quem foi Tide Setubal
    • História
    • Equipe e conselho
    • Transparência
    • Parcerias
  • Atuação
    • Como atuamos
    • Prática de Desenvolvimento Local
      • Desenvolvimento Humano
      • Desenvolvimento Urbano
      • Desenvolvimento Econômico
    • Fomento a Agentes e Causas
      • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
      • Apoio à pesquisa
      • Mobilização de ISP e da sociedade civil
      • Projetos apoiados
    • Programas de Influência
      • Cidades e Desenvolvimento Urbano
      • Democracia e Cidadania Ativa
      • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
      • Nova Economia e Desenvolvimento Territorial
      • Planejamento e Orçamento Público
      • Saúde Mental e Territórios Periféricos
    • Comunicação
    • Desenvolvimento Organizacional
  • Iniciativas
  • Galpão ZL
    • Galpão ZL
    • Agenda
  • Editais
    • Editais para as periferias
    • Elas Periféricas
      • Elas Periféricas 1
      • Elas Periféricas 2
      • Elas Periféricas 3
      • Elas Periféricas 4
    • Matchfunding Enfrente
    • Edital Traços
    • Territórios Clínicos
      • Edital Territórios Clínicos 2021/2022
      • Edital Territórios Clínicos 2023
  • Em Rede
  • Notícias
  • Conhecimento
    • Artigos
    • Publicações
    • Materiais de Estudo
    • Glossário
  • Imprensa
    • Contato de Imprensa
    • Releases
    • Na mídia
  • Podcast
    • Podcast Essa Geração
      • Temporada 1
      • Temporada 2
      • Temporada 3
      • Temporada 4
      • Temporada 5
      • Temporada 6
      • Temporada 7
    • Podcast Desiguais
    • Podcast Escute as Mais Velhas
  • Contato
  • Acessibilidade
  • EN
Facebook LinkedIn
Home > Programas de influência > Notícias

Fundação Tide Setubal e Rádio Novelo lançam podcast que mergulha no universo jovem

Por Amauri Eugênio Jr.     Religião, família, política e educação são assuntos que ganham leituras diferentes a cada nova geração. Mas o que Essa Geração pensa destes temas? O podcast da Fundação Tide Setubal e produzido pela Rádio Novelo percorreu o país para conhecer os conflitos e dilemas dos jovens brasileiros.   Com quatro […]

27 de outubro de 2021
Logo do podcast "Essa geração". A arte consiste em um balão de fala na cor roxa, dentro do qual há a palavra "Essa", em um anexo branco, e "Geração" em caixa alta e com o "a" substituído por uma arroba - e a ilustração é completada por um ponto de exclamação. Há ao fundo, que tem a cor laranja como predominante, um sinal de exclamação grande na cor branca. Logo do podcast "Essa geração". A arte consiste em um balão de fala na cor roxa, dentro do qual há a palavra "Essa", em um anexo branco, e "Geração" em caixa alta e com o "a" substituído por uma arroba - e a ilustração é completada por um ponto de exclamação. Há ao fundo, que tem a cor laranja como predominante, um sinal de exclamação grande na cor branca.

Por Amauri Eugênio Jr.

Religião, família, política e educação são assuntos que ganham leituras diferentes a cada nova geração. Mas o que Essa Geração pensa destes temas? O podcast da Fundação Tide Setubal e produzido pela Rádio Novelo percorreu o país para conhecer os conflitos e dilemas dos jovens brasileiros.

Com quatro temporadas, o projeto mergulha no universo de pessoas na casa dos 20 e poucos anos para saber melhor o que eles pensam sobre temas atemporais e igualmente complexos, como religião, família, política e educação.

De acordo com Fernanda Nobre, gerente de Comunicação da Fundação Tide Setubal, o podcast tem como objetivo fornecer elementos para melhorar a qualidade do diálogo entre gerações diferentes.

“O podcast Essa Geração é um convite a conhecer a perspectiva e olhar dos jovens para diferentes temas, a partir de suas vivências e de suas histórias pessoais. Cada temporada traz um personagem central, que nos convida a acompanhá-los em uma narrativa que conecta momentos, dilemas e escolhas bastante pessoais à questões que impactam a juventude de forma coletiva. É uma oportunidade de escuta e de desconstrução de estereótipos e de verdades absolutas”, explica.

Em primeira pessoa

A estrutura narrativa do podcast Essa Geração possibilita o ouvinte a mergulhar na trajetória de quem protagoniza cada temporada. Desse modo, a narração feita por ela transmite a sensação de que, mais do que uma descrição, na verdade há um diálogo em curso.

A série é dividida em quatro temporadas, respectivamente sobre religião, família, política e educação, com três episódios cada uma. A primeira fala sobre a temática religiosa sob a perspectiva de Luciana Petersen, estudante de jornalismo, feminista negra e organizadora de cultos online, mas que não sabe se quer ser ou não pastora e ainda precisa lidar com as expectativas criadas pelo pai, pastor da Igreja Batista.

Por meio deste recurso, o objetivo do podcast Essa Geração é usar o poder da narrativa para sensibilizar o público ouvinte sobre os temas retratados na série.

“Para este projeto juntamos um time de profissionais capazes de encontrar vozes diversas da geração Z e, em diálogo com elas, construir um arco narrativo documental – dentro das próprias realidades de cada apresentador – que toquem em assuntos ao mesmo tempo individuais e universais. Pretendemos que a experiência para o ouvinte, de imergir nos dilemas cotidianos de cada um dos protagonistas, ajude a desconstruir preconceitos, percebendo similaridades e, possivelmente, criando empatia pelo que há de diferente”, destaca Paula Scarpin, diretora de criação da Rádio Novelo.

Para além da criação de empatia e de pontos de contato entre pessoas de gerações diferentes, a escuta sobre o que os jovens têm a dizer é uma medida importante para o poder público relacionar-se melhor com esse público.

“Ouvir o que os jovens pensam e sentem nos ajuda a desenvolver ações que inspirem políticas públicas para eles. Precisamos escutar o que têm a dizer, até para derrubarmos também possíveis preconceitos e críticas que tenhamos com essa geração. Hoje o país tem cerca de 50 milhões de jovens, o que é um número bastante expressivo e que deve ser levado em consideração por toda a sociedade”, completa Márcio Black, coordenador de Democracia e Cidadania Ativa da Fundação Tide Setubal.

Confira o teaser da primeira temporada do podcast Essa Geração

Episódios no feed

Os dois primeiros episódios do podcast Essa Geração podem ser acessados em diversas plataformas. Para ouvi-los, basta acessar o feed da série e dar o play.

Confira-o também no site da Fundação Tide Setubal e acompanhe as nossas redes sociais – Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube – para saber novidades e acompanhar as próximas temporadas.

Receba conteúdos novos periodicamente

Conteúdos relevantes no seu e-mail

Palavras Chaves

  • Comunicação
  • educação
  • Essa Geração
  • Família
  • juventude
  • Podcast
  • política
  • Rádio Novelo
  • Religião

Você também pode gostar

Capa da edição 2024 do estudo Emendas na Saúde: Reduzindo as Desigualdades. A ilustração contém i,a esfera dentro da qual aparece o título e, mais abaixo, outra menor com a mensagem "edição 2024". Há, ao fundo, a silhueta do mapa do Brasil. Capa da edição 2024 do estudo Emendas na Saúde: Reduzindo as Desigualdades. A ilustração contém i,a esfera dentro da qual aparece o título e, mais abaixo, outra menor com a mensagem "edição 2024". Há, ao fundo, a silhueta do mapa do Brasil.
PROGRAMAS DE INFLUêNCIA

Estudo Emendas na Saúde: Reduzindo as Desigualdades evidencia desafios e caminhos para uma alocação mais equitativa dos recursos públicos

De Fundação Setubal 28 de novembro de 2024

PROGRAMAS DE INFLUêNCIA

Promover a participação cidadã para uma cidade melhor

De Fundação Setubal 20 de fevereiro de 2020

PROGRAMAS DE INFLUêNCIA

Fundação Tide Setubal participa de evento sobre atuação cidadã

De Fundação Setubal 24 de agosto de 2017

Voltar a pagina inicial Voltar à página inicial Voltar ao topo Voltar ao topo
Fundação Tide Logo Rodapé Mobile Fundação Tide Logo Rodapé desktop
R. Jerônimo da Veiga, 164, 13° andar 04536-000 | São Paulo | SP Brasil
Telefone: (11) 3168-3655
  • ícone do facebook rodapé
  • ícone do instagram rodapé
  • ícone do linkedin rodapé
  • ícone do youtube rodapé
Fechar mapa do site

A Fundação

  • Quem somos
  • Quem foi Tide Setubal
  • História
  • Equipe e conselho
  • Transparência
  • Parcerias

Iniciativas

Galpão ZL

  • Galpão ZL
  • Agenda

Editais

  • Editais
  • Elas Periféricas
  • Matchfunding Enfrente
  • Traços

Atuação

  • Como atuamos
  • Prática de Desenvolvimento Local
    • Desenvolvimento Humano
    • Desenvolvimento Urbano
    • Desenvolvimento Econômico
  • Fomento a Agentes e Causas
    • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
    • Apoio à pesquisa
    • Mobilização de ISP e da sociedade civil
    • Projetos apoiados
  • Programas de influência
    • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
    • Planejamento e Orçamento público
    • Cidades e desenvolvimento urbano
    • Nova economia e desenvolvimento territorial
    • Democracia e cidadania ativa

Fundação em rede

Notícias

Conhecimento

  • Publicações
  • Artigos
  • Materiais de estudo

Imprensa

  • Contato de Imprensa
  • Releases
  • Na mídia

Contato

  • Ícone Facebook Rodapé
  • Ícone instagram Rodapé
  • Ícone linkedin Rodapé
  • Ícone youtube Rodapé
© Copyright 2025. Fundação Tide Setubal. Política de privacidade.
Desenvolvido por Espiral Interativa Link Externo

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceito o uso de cookies