Fundação Tide Setubal e Rádio Novelo lançam podcast que mergulha no universo jovem

Programas de influência

27 de outubro de 2021

Por Amauri Eugênio Jr.

Religião, família, política e educação são assuntos que ganham leituras diferentes a cada nova geração. Mas o que Essa Geração pensa destes temas? O podcast da Fundação Tide Setubal e produzido pela Rádio Novelo percorreu o país para conhecer os conflitos e dilemas dos jovens brasileiros.

Com quatro temporadas, o projeto mergulha no universo de pessoas na casa dos 20 e poucos anos para saber melhor o que eles pensam sobre temas atemporais e igualmente complexos, como religião, família, política e educação.

De acordo com Fernanda Nobre, gerente de Comunicação da Fundação Tide Setubal, o podcast tem como objetivo fornecer elementos para melhorar a qualidade do diálogo entre gerações diferentes.

“O podcast Essa Geração é um convite a conhecer a perspectiva e olhar dos jovens para diferentes temas, a partir de suas vivências e de suas histórias pessoais. Cada temporada traz um personagem central, que nos convida a acompanhá-los em uma narrativa que conecta momentos, dilemas e escolhas bastante pessoais à questões que impactam a juventude de forma coletiva. É uma oportunidade de escuta e de desconstrução de estereótipos e de verdades absolutas”, explica.

Em primeira pessoa

A estrutura narrativa do podcast Essa Geração possibilita o ouvinte a mergulhar na trajetória de quem protagoniza cada temporada. Desse modo, a narração feita por ela transmite a sensação de que, mais do que uma descrição, na verdade há um diálogo em curso.

A série é dividida em quatro temporadas, respectivamente sobre religião, família, política e educação, com três episódios cada uma. A primeira fala sobre a temática religiosa sob a perspectiva de Luciana Petersen, estudante de jornalismo, feminista negra e organizadora de cultos online, mas que não sabe se quer ser ou não pastora e ainda precisa lidar com as expectativas criadas pelo pai, pastor da Igreja Batista.

Por meio deste recurso, o objetivo do podcast Essa Geração é usar o poder da narrativa para sensibilizar o público ouvinte sobre os temas retratados na série.

“Para este projeto juntamos um time de profissionais capazes de encontrar vozes diversas da geração Z e, em diálogo com elas, construir um arco narrativo documental – dentro das próprias realidades de cada apresentador – que toquem em assuntos ao mesmo tempo individuais e universais. Pretendemos que a experiência para o ouvinte, de imergir nos dilemas cotidianos de cada um dos protagonistas, ajude a desconstruir preconceitos, percebendo similaridades e, possivelmente, criando empatia pelo que há de diferente”, destaca Paula Scarpin, diretora de criação da Rádio Novelo.

Para além da criação de empatia e de pontos de contato entre pessoas de gerações diferentes, a escuta sobre o que os jovens têm a dizer é uma medida importante para o poder público relacionar-se melhor com esse público.

“Ouvir o que os jovens pensam e sentem nos ajuda a desenvolver ações que inspirem políticas públicas para eles. Precisamos escutar o que têm a dizer, até para derrubarmos também possíveis preconceitos e críticas que tenhamos com essa geração. Hoje o país tem cerca de 50 milhões de jovens, o que é um número bastante expressivo e que deve ser levado em consideração por toda a sociedade”, completa Márcio Black, coordenador de Democracia e Cidadania Ativa da Fundação Tide Setubal.

Confira o teaser da primeira temporada do podcast Essa Geração

Episódios no feed

Os dois primeiros episódios do podcast Essa Geração podem ser acessados em diversas plataformas. Para ouvi-los, basta acessar o feed da série e dar o play.

Confira-o também no site da Fundação Tide Setubal e acompanhe as nossas redes sociais – Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube – para saber novidades e acompanhar as próximas temporadas.