Fundação Tide Setubal participa da primeira Virada da Saúde de São Paulo

22 de abril de 2015

Nos dias 9 e 10 de abril, a Fundação Tide Setubal participou da Virada da Saúde de São Paulo. Essa foi à primeira edição do evento, organizado pela Prefeitura de São Paulo e pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade.  A programação levou para o Galpão de Cultura e Cidadania oficinas de prevenção à saúde, de culinária, dicas de maquiagem e cuidados com a pele, horta suspensa. Para Izabel Brunsizian, coordenadora do projeto Qualidade de Vida e responsável pela ação, essa foi uma parceria de sucesso entre diferentes instituições da cidade de São Paulo. “Participar dessa primeira edição da Virada da Saúde foi enriquecedor. A ideia da Virada complementa nosso trabalho de provocar nas pessoas a urgência de se cuidar, de cuidar da saúde, ressaltando  que pequenas mudanças contribuem para a melhora da qualidade de vida”, destaca Izabel.

O CREN- Centro de Recuperação e Educação Nutricional realizou uma avaliação do desenvolvimento nutricional das crianças e jovens da comunidade. Segundo Camila Saraiva do Prado, nutricionista da entidade, crianças e jovens de 0 a 18 anos passaram pela avaliação durante a Virada da Saúde no Galpão. “A partir das informações coletadas, nós do CREN iniciaremos o trabalho de prevenção à obesidade e subnutrição. Nosso trabalho é levar para dentro das escolas orientação sobre a importância de uma alimentação balanceada e hábitos saudáveis desde a infância”.

Os alunos do PROCEDU participaram da pesagem com o CREN, segundo o diretor da instituição, José Aparecido Santana, foram 26 crianças e jovens atendidos, “ A Fundação Tide Setubal nos enviou o convite e imediatamente informamos os pais, alertando para a importância desse controle na contribuição para a qualidade de vida das nossas crianças”.

As agentes de saúde do Posto de Saúde do Jd. Lapenna também participaram da programação da virada levando orientação sobre o combate a dengue, controle de piolhos e uso de métodos contraceptivos. As agentes ensinaram uma técnica simples de horta suspensa, os moradores puderam levar pra casa mudas de temperos.

Os moradores também puderam aferir a pressão arterial e fazer o controle da glicose. As agentes apresentaram mais informações sobre a hanseníase.Maria do Rosário Dias tem diabetes e pressão alta e aproveitou a oportunidade para se cuidar. “Para quem, assim como eu, toma remédio regularmente é importante fazer o acompanhamento constante do nível de glicose e medir a pressão”.Ela destaca a importância de contar com eventos que incentivam os cuidados com a saúde, “por conta da diabetes e da pressão alta eu tive que mudar muitos hábitos na minha vida, desde alimentação a pratica de exercícios. Eventos como o de hoje são importantes para alertar as pessoas para cuidarem melhor da saúde”.

O açúcar está presente em diversos alimentos que consumimos no dia a dia, os jovens do Grupo Multiplicando saberes levaram para a Virada uma amostra da quantidade de açúcar que contem em sucos, refrigerantes, achocolatados e outros alimentos que fazem parte da alimentação de muitas crianças. Caio Devarge, educador físico do CREN, explica que, em excesso, o açúcar pode provocar obesidade e diabetes tipo 2 e que as crianças estão sofrendo com a má alimentação “As pessoas não têm noção do que comem. O trabalho do CREN é mostrar para as crianças que é possível ter hábitos saudáveis. E assim transforma-lás em multiplicadores “.

Os esportes radicais também fizeram parte da programação da Virada. A Praça Fortunato da Silveira, conhecida como Praça Morumbizinho, se transformou em uma verdadeira área de lazer para jovens e adultos. O público se divertiu no slackline, na parede de escalada e na tirolesa. O Galpão de Cultura e Cidadania se tornou um espaço de descobertas, onde os moradores da região puderam aprender mais sobre cuidados com a saúde e que uma vida mais saudável é possível.

Essa foi à primeira edição da Virada da Saúde da cidade de São Paulo, com o tema Cuidar de si, do outro e do meio ambiente, mais de 150 pontos por toda a cidade receberam cerca de 600 atividades para incentivar hábitos saudáveis e a prática de esportes.