Fundação Tide Setubal participa da Semana do Adolescente do CEU Três Pontes

4 de dezembro de 2013

Abrir um espaço de encontro, troca de experiências e novas descobertas, com atividades atrativas para o público adolescente foi a proposta da direção da EMEF do CEU Três Pontes com a Semana do Adolescente. Na programação, rodas de conversa, gincanas e oficinas. Os núcleos Mundo Jovem e Qualidade de Vida, da Fundação Tide Setubal, parceiros do CEU, participaram do encontro. “Esta foi uma ideia muito importante da gestão da EMEF do CEU Três pontes de valorizar a educação para o adolescente baseada em temas de interesse deles, com metodologias mais criativas”, afirma Viviane Hercowitz, coordenadora do Mundo Jovem.

A cargo da Fundação Tide Setubal ficaram uma roda de conversa sobre sexualidade, conduzida por Izabel Brunsizian, coordenadora do núcleo Qualidade de Vida, uma gincana sobre drogas, conduzida por Viviane Hercowitz, com o apoio de adolescentes que participam do projeto Espaço Jovem, e uma oficina de jogos cooperativos, ministrada pelo educador de esportes do CDC Tide Setubal Thiago Alves e do jovem participante do Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar, Fidel Naves. A oficina de jogos teatrais, ainda que não conduzida diretamente pela Fundação Tide Setubal, foi realizada a partir de metodologia do Mundo Jovem, contida no livro “Mundo Jovem – Desafios e Possibilidades. Uma proposta de trabalho com adolescentes”, possível de ser baixado no site da Fundação Tide Setubal.

Na oficina de sexualidade, os adolescentes sentaram-se em roda e escreveram suas dúvidas anonimamente em pedaços de papel, recolhidos por Izabel que respondeu às questões uma a uma para um grupo entre tímido e agitado com o tema. Laura Oliveira da Silva, 13, aluna do CEU Três Pontes que participava da roda de conversa saiu satisfeita. “Foi bom que nós tiramos as nossas curiosidades sobre sexo”, disse ela. Izabel explica o porquê de terem decidido incluir o tema na semana do adolescente “Fizemos anteriormente uma oficina com a sétima série e de cara eu percebi que o assunto que eles queriam conversar era sexualidade. Como foi uma oficina que deu muito certo, ofereci fazê-la novamente na semana da juventude do CEU Três Pontes”.

Já na gincana sobre drogas, os jovens foram separados em grupos que deveriam responder perguntas sobre o tema. Cada grupo recebia o apoio de um adolescente do Espaço Jovem, que os apoiava com as respostas. “Foi muito legal ajudar o grupo. Eu explicava e dava dicas, mas eles já sabiam um pouco das respostas”, disse Wesley Santos, 12, participante do Espaço Jovem,encarregado de apoiar um dos grupos. Já Luana Vieira da Silva, 15, também participante do Espaço Jovem, ficou com a tarefa de fazer as perguntas para os grupos e conduzir a gincana como um todo. “Legal mesmo foi conduzir, foi difícil, mas foi legal. Eu gosto de fazer isso”, disse ela.

Perguntas como “O que é uma overdose?”, “Que locais para tratamento existem?”, e “Todo usuário de drogas é uma dependente químico?” deram o tom da gincana. Kevin Fagá, 14, aluno do CEU Três Pontes, disse ter saído da atividade mais informado “Foi interessante tirar nossas dúvidas sobre drogas, fiquei sabendo os problemas que elas trazem”.

Num espaço mais amplo aconteceu a oficina de jogos cooperativos. Brincadeiras como futebol, corrida do saco em revezamento, queima coração e um quiz envolveram os adolescentes por cerca de duas horas.

Conduzida por Paula da Silva, 30, professora de artes do CEU Três Pontes, a oficina de jogos teatrais sobre drogas começou com um pequeno aquecimento corporal. Os jovens fizeram alongamentos e, em seguida, dividiram-se em três grupos. Cada um escolheu uma droga, sobre a qual leram no material do Mundo Jovem. Eles criaram uma pequena cena sobre ela, em que buscavam apresentar os principais efeitos e malefícios que as drogas em questão traziam. Cenas em que um jovem era drogado involuntariamente em uma festa, um grupo de amigos perdia um de seus membros por conta do uso desenfreado de drogas, e que um jovem acabava morto por dever para seu traficante foram apresentadas. “Vimos situações reais nas cenas. A atividade foi muito criativa e nossa participação foi grande”, disse Laís Moreira, 15 anos, aluna do CEU Três Pontes. Já Emily Oliveira, 14, gostou principalmente da oportunidade de usar o teatro para discutir o tema “Gostamos muito de arte e teatro, e quando envolve um tema como drogas, misturamos as duas coisas, fica muito legal, os alunos gostam.”.

Para Viviane Hercowitz, a proposta da semana do adolescente foi muito positiva. “Foi muito importante para recriarmos a educação dos jovens, tanto a ideia como a proposta de fazer junto com a Fundação Tide Setubal”. Paula da Silva, 30, professora de artes do CEU Três Pontes concorda. “Eu gostaria de agradecer a Fundação Tide Setubal pela iniciativa de trazer essas oficinas para o CEU Três Pontes”, diz ela.