Fundação Tide Setubal
Imagem do cabeçalho
Imagem do cabeçalho

Gife lança guia para incentivar investimentos em iniciativas voltadas aos direitos das mulheres

Programas de influência

24 de junho de 2020
Compartilhar:

Por Amauri Eugênio Jr.

 

 

A busca pela igualdade de gênero é um dos principais caminhos para a promoção do desenvolvimento sustentável na sociedade. A disparidade de condições entre homens e mulheres em aspectos como renda, condições de trabalho, presença nas esferas políticas de poder e execução de tarefas domésticas é um dos vetores para haver desigualdades diversas.

 

Os fatores relacionados à disparidade de condições entre homens e mulheres na sociedade motivaram a inclusão da igualdade de gênero na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Dentro desse contexto, o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife) lançou em 10 de junho o guia O que o Investimento Social Privado Pode Fazer Por… Direitos das Mulheres?. A publicação, que é a sexta da série O que o Investimento Social Privado Pode Fazer Por…?, contou com apoio e promoção da Fundação Tide Setubal e do Instituto Avon e promoção do Agora é que São Elas e Fundo Elas.

 

O material, que foi desenvolvido pela Move Social, organização que esteve à frente do desenvolvimento da metodologia, contém subsídios básicos, conceitos, contextos, informações sobre panoramas, tendências e possibilidades para a atuação de organizações do Investimento Social Privado (ISP) nessa área – tais aspectos são fundamentados por meio de pesquisas e estudos relacionados à disparidade de gênero e à consequente desvalorização da mulher na sociedade civil. O projeto foi desenvolvido por meio de entrevistas, pesquisa bibliográfica e workshops com especialistas no segmento.

 

O lançamento, realizado por videoconferência com integrante de fundações, institutos ligados ao ISP e demais organizações da sociedade civil, contou com apresentações de dados, contextualização sobre a desigualdade de gêneros e insights para a atuação do ISP na mudança desse panorama. Gabriela Brettas, líder de projetos da Move Social, fez a apresentação do material e contextualizou as informações lá incluídas para evidenciar a desigualdade de gêneros. “O tom de tratamento dos desafios na publicação é perceber quais são os obstáculos para, posteriormente, isso alimentar as possíveis estratégias de atuação do ISP, considerando a realidade.”

 

Confira a íntegra da apresentação do guia

 

 

Caminhos e etapas para a promoção da equidade

 

Maria Alice Setubal, presidente dos conselhos da Fundação Tide Setubal e do Gife, citou a inspiração da promoção da equidade de gênero no trabalho da fundação desde o início, a começar pelo legado deixado por sua mãe, que dá nome à instituição, para o desenvolvimento do trabalho realizado. Essa marca acompanhou o percurso de trabalho e, após a mudança da missão da entidade, realizada em 2016, focou na intersecção entre raça e gênero, tornando-se um caminho natural no combate à desigualdade. Isso passa, inclusive, por aspectos como a composição racial e de gêneros no quadro de funcionários, inclusive em postos de liderança, e na potencialização e apoio a lideranças periféricas.

 

Ainda, Maria Alice destacou o papel que a participação feminina tem para mudanças no cenário político para o desenvolvimento de medidas em favor da equidade, em especial no cenário pós-pandemia de Covid-19. “O percentual de mulheres na política é baixíssimo se comparado com outros países da América Latina. É lá onde as questões do país, de municípios e dos estados são decididas e o olhar das mulheres em políticas públicas no legislativo, executivo e no judiciário faz muita diferença.”

 

Amália Fischer, coordenadora geral e cofundadora do Fundo Elas, falou sobre a importância de as instituições aplicarem em suas próprias estruturas os aspectos que defendem na sociedade civil – ponto abordado anteriormente por Maria Alice Setubal, inclusive.

 

Fischer retratou também quão fundamental é colocar a equidade de gêneros e o combate ao racismo no centro do debate a promoção da equidade. “A normalidade anterior é [repleta] de injustiças e não quero voltar a ela, e devemos pensar e trabalhar juntos para reconstruir a sociedade. Se não colocarmos a equidade racial e de gênero centro das nossas organizações, não conseguiremos transformar a sociedade. Isso não acontece apenas por meio das leis, mas também pelas mentes e corações. Precisamos transformar a nós mesmos para transformarmos o mundo.”

 

Por fim, Mafoane Odara, gerente do Instituto Avon, destacou como o guia poderá contribuir para entidades do ISP e para organizações desenvolverem programas e projetos voltados ao combate à desigualdade socioeconômica e à promoção da diversidade.

 

Para ela, a pandemia intensificou a importância da união de forças em favor desse objetivo e como o foco em gênero e raça será estratégico para tais objetivos serem alcançados. “Esses pontos sempre foram questões. Não foi a pandemia que apresentou isso, mas ela escancarou e trouxe uma lupa sobre esses aspectos. É irresponsável não olhar para isso como deveríamos, pois o investimento social é a ponte entre as empresas e o setor social. A inteligência de uma sociedade é a sociedade civil organizada.”

 

Para ler o guia

 

O guia O que o Investimento Social Privado Pode Fazer Por… Direitos das Mulheres? pode ser baixado e acessado aqui.


Compartilhar:

Notícias relacionadas

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.