Menção honrosa do Prêmio Milton Santos destaca CPDOC

15 de julho de 2009

No último dia 26 de Junho, o Centro de Pesquisa e Documentação (CPDOC) de São Miguel Paulista recebeu menção honrosa na sexta edição do Prêmio Milton Santos, promovido pela Câmara Municipal de São Paulo. O projeto foi reconhecido na categoria 1, que destaca projetos inovadores que contribuam ou ampliem os direitos territoriais e culturais dos cidadãos, inclusive o direito ao entorno, o qual prevê a interação do morador com os processos de organização do espaço, que têm impacto sobre o modo de vida local.

O CPDOC funciona dentro do CDC Tide Setubal, um clube da comunidade, com acesso livre e gratuito à população. Ele desenvolve ações para conservação e ampliação do acervo sobre a história e o patrimônio de São Miguel Paulista. Seu trabalho divide-se em dois eixos: produção de conhecimento e divulgação/difusão, contemplando as áreas de educação, cidadania e cultura. Beneficiam-se diretamente dele crianças, adolescentes e jovens de São Miguel e instituições (escolas, bibliotecas, ONGs, núcleos socioeducativos, associações locais e igrejas).

Origem do CPDOC

A história do Centro começou em 2005, ano da chegada da Fundação Tide Setubal ao território de São Miguel, com a proposta de mapear a região para cumprir sua missão de promover o desenvolvimento sustentável local e de fortalecer o exercício da cidadania na comunidade. No ano seguinte, o jornalista Mauro Bonfim, de 40 anos, nascido na região , formalizou com a presidente da Fundação, Maria Alice Setubal, o Projeto São Miguel Paulista e Brasileiro (SMPB).

O SMPB objetivava a recuperação da memória da localidade, ao mesmo tempo que propunha a formação de 30 jovens, de 16 a 20 anos, como pesquisadores na área sociocultural. “A história de São Miguel era muito fragmentada e estava apenas na mente das pessoas, não havia um registro, por isso era importante reuni-la”, lembra Mauro.

Teve início, assim, ainda em 2006, o trabalho: uma turma de jovens entrevistava os moradores e pesquisava material fotográfico. Essa reunião de dados resultou em um caderno denominado Um Olhar Sobre São Miguel Paulista. Em 2007, a pesquisa abarcou a história das manifestações culturais locais e originou uma nova publicação: Almanaque Um Olhar Sobre São Miguel Paulista – Manifestações Culturais, Ontem e Hoje. Ambas as publicações foram distribuídas gratuitamente à comunidade e a escolas do entorno.

Feitas essas experiências, Mauro conta que, em 2008, o desafio passou a ser abrir para a comunidade todo o material produzido e prosseguir em novas pesquisas. Por isso, o São Miguel Paulista e Brasileiro transformou-se no CPDOC.

Benefício para a comunidade

Com o formato adquirido, a contribuição do CPDOC para o desenvolvimento sustentável local se dá na medida em que a valorização das histórias, memórias, saberes e fazeres do bairro permite a articulação entre passado e presente, entre o local e o global, e a configuração de projetos para um futuro compartilhado.

“A recuperação do patrimônio cultural imaterial de uma comunidade, bairro ou cidade dá voz a personagens que trazem à tona nossas especificidades culturais e a diversidade de nossas tradições e costumes, valoriza uma auto-estima perdida e a união em torno de valores e crenças comuns”, explica Maria Alice Setubal, presidente da Fundação.

Jovens na equipe

A equipe do CPDOC é formada por dois estagiários, que trabalham lado a lado com Mauro Bonfim. Ambos participaram – Diego Albino Figueiredo e Camila Tavares Brasão – do Projeto São Miguel Paulista e Brasileiro, do qual participaram em 2006, quando ainda cursavam o ensino médio. Hoje, Camila, estudante da Unicsul (Universidade Cruzeiro do Sul) no curso de História, e Diego, de Rádio e TV, usam na faculdade o conhecimento adquirido no CPDOC.

“Eu não lia nem escrevia muito. O hábito da leitura e da escrita veio no projeto, com os textos que eram passados nas oficinas, como as de fotografia. E, quando entrei na faculdade, comecei a escrever de verdade, e o hábito da pesquisa me ajuda nesse sentido”, relata Diego. O empenho fez com que, em 2007, ele se tornasse estagiário no CPDOC, atuando no arquivamento de informações do Projeto São Miguel Paulista Brasileiro.

Atividades do CPDOC

Entre as ações atualmente desenvolvidas, destacam-se:

1. o Observatório da Imagem, com oficinas gratuitas de fotografias para os níveis iniciante e intermediário, formação de multiplicadores e realização de expedições fotográficas;
  2. a prestação de assessoria técnica para escolas estaduais e municipais;
  3. a formação permanente, com ações educativas em parceria com escolas e apoio a outros projetos da Fundação;
  4. o programa de entrevistas com lideranças locais, moradores e pesquisadores;
  5. a produção de publicações, muitas disponíveis online no blog: http://cpdocsaomiguelpaulista.blogspot.com/.
  6. CPDOC São Miguel Paulista

Funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 18h