NCC dará formação a grupo de jovens do CENPEC

25 de março de 2010

No mês de março, o Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar (NCC), da Fundação Tide Setubal, passou a oferecer formação em comunicação para um grupo de 29 jovens, de 16 e 20 anos de idade, do Projeto Jovens Urbanos, uma iniciativa do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e da Fundação Itaú Social. “O objetivo é realizar estudos e experimentos de comunicação, com utilização de novas tecnologias para que os jovens multipliquem esse conhecimento nas escolas e na comunidade onde vivem”, explica José Luiz Adeve, o Cometa, coordenador do NCC.

Os integrantes do Projeto Jovens Urbanos são do distrito de Lajeado, situado na zona leste da capital paulista e foram encaminhados por quatro ONGs locais: Plugados na Educação, Associação dos Voluntários Integrados do Brasil (AVIB), Instituto Paulista de Juventude (IPJ) e Casa dos Meninos. Até 18 de maio, o grupo se reúne uma vez por semana, sempre às terças-feiras das 9h às 12h. A maioria dos encontros ocorre no laboratório do NCC, no Galpão de Cultura e Cidadania, no Jardim Lapenna, em São Miguel Paulista. Outros acontecem no território dos jovens.

“Fomos procurados para desenvolver essa assessoria tecnológica devido ao nosso trabalho de educomunicação nas escolas”, conta Cometa. De acordo com o coordenador do NCC, a contratação pelo CENPEC significa também a possibilidade do núcleo gerar seus próprios recursos, tornando-se um projeto auto-sustentável no futuro.

Replicando conhecimentos

A formação oferecida valoriza a experimentação. Durante os encontros, os alunos aprenderão técnicas de audiovisual e de construção de blog. Também deverão criar e produzir um programa de rádio. Tudo isso com o propósito de despertar no grupo a percepção da necessidade de fortalecer a comunidade por meio da comunicação, via mídia comunitária.

A parceria também trouxe novos aprendizados a quatro integrantes do NCC que participam da ação como oficineiros. “Está sendo uma grande experiência multiplicar o que aprendemos para outros jovens”, conta Carina Piatezzi, 20 anos, estudante de Rádio e TV, que iniciou suas atividades na Fundação em 2007. A jovem comunicadora já está acostumada com a tarefa de ensinar. Desde 2009, desenvolve o projeto RádioAção na Escola Estadual Shinquichi Agari, situada na Vila Curuçá, em São Miguel Paulista, onde atua como monitora.

Para Jéssica Araújo Nascimento, 19 anos, estudante de cursinho pré-vestibular e também integrante do NCC, o que vale é a troca de experiências. “Sempre gostei de oficinas. Está sendo ótimo poder passar o que aprendi. Acredito que também vou acumular novos conhecimentos”.

Iniciado em 2004, o Projeto Jovens Urbanos já contribuiu para a formação de centenas de jovens das periferias das regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro, ajudando-os a ampliar seu repertório sócio-cultural. Ao longo do processo, eles também elaboram produtos e projetos ligados ao mundo tecnológico, atendendo às demandas da comunidade. Todas as ações são realizadas em parceria com organizações sociais e assessores tecnológicos.