Fundação Tide Setubal
Imagem do cabeçalho
Imagem do cabeçalho

Oficina de Culinária permite troca de experiências com empreendedores locais

Prática de desenvolvimento

1 de abril de 2013
Compartilhar:

A Oficina Escola de Culinária do Galpão de Cultura e Cidadania do Jd. Lapenna tem aproveitado a experiência de empreendedores apoiados pelo Fundo Zona Leste Sustentável para estimular alunos a erguerem novos negócios locais. Durante o mês de março, essa troca de experiências aconteceu em quatro cursos.

 

Sandra Sousa, da empresa A Chocólatra, deu início aos trabalhos com o curso especial de Páscoa, entre os dias 5 e 8 de março. Ela mostrou como produzir ovos para consumo próprio e para atender a encomendas. “É muito valioso poder dirigir algo à sua maneira e ainda ter reconhecimento das pessoas da comunidade, que lhe escutam, perguntam e mostram interesse pelo seu trabalho. Essa é a melhor forma de agradecer a oportunidade que tive com o Fundo”, garante.

 

Na sequência, Daniela Romão, da Costume Popular, ofereceu o curso Doces Gourmet, entre 11 e 13 de março. Nos encontros, ela falou sobre utilidade e preço de ingredientes, discutiu sobre o valor final dos produtos e colocou literalmente a mão na massa para produzir receitas simples e mais sofisticadas. “O Fundo alavanca projetos, principalmente pela segurança que traz ao empreendedor, dá a visão gestora necessária e ainda nos motiva ao abrir espaço para podermos passar tudo isso para moradores de nosso bairro.”

 

As outras duas oficinas ficaram a cargo de Lúcio Roberto, idealizador e proprietário da Je Suis Gastronomia e Eventos, que mostrou receitas e segredos de Tortas Quiches e Crepes Doces e Salgados, nos dias 19 e 20, e completou a série com a chamada Comida de Boteco, entre 27 e 28 de março.

 

De acordo com Lúcia Saboya Amadeo, coordenadora do Núcleo Ação Família, da Fundação Tide Setubal, a parceria reforça a oportunidade de gerar renda pela culinária. “Ter contato com exemplos bem sucedidos da própria comunidade onde se vive faz com que os participantes despertem para o empreendedorismo e mostra que todos são capazes de chegar lá”, explica. Gabriel Ligabue, consultor técnico do Fundo, completa: “É uma colaboração mútua, porque entre os participantes dessas aulas podem sair futuros empreendedores que ajudarão a desenvolver a região”. O edital de seleção 2013 tem inscrições abertas até 19.04. Mais informações em www.zlsustenta.org.br.

 

Leia, a seguir, a opinião de participantes dos cursos de março.

 

 

“Cozinhar é um hábito que me diverte e me distrai. Mas, quando me inscrevi nessas oficinas, era também para trazer alguma fonte de renda para dentro de casa. As aulas foram excelentes para as moradoras da região; todas saíram satisfeitas.”

 

Edicleuma Rosa de Souza Nogueira, 24 anos, moradora do Jd. Lapenna

 

 

“Os professores utilizaram ingredientes fáceis de achar em qualquer mercado, o que facilitou a produção em casa. Passei os fins de semana antes da Páscoa fazendo ovos por encomenda. Não sabia fazer tortas salgadas e hoje penso em oferecê-las para meus clientes.”

 

Susete Moraes de Lima, 38 anos, moradora do Jd. Lapenna

 

 

“Já fazia bolos, mas o curso de doces me ajudou a produzir com mais agilidade. Não tinha muito conhecimento sobre tortas e crepes salgados, então, estou preparando para praticar, antes de oferecer para venda. Os cursos foram maravilhosos e ajudaram a direcionar os trabalhos dentro de casa.”

 

Patrícia Caldeira Lima, 32 anos, moradora do Jd. Lapenna


Compartilhar:

Notícias relacionadas

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.