• Ir para o conteúdo
  • Ir para o menu
  • Acessibilidade
  • Contato
  • EN
Logo da Fundação Tide Setubal. A imagem ilustra a página sobre metodologias da Fundação Tide Setubal.
  • A Fundação
    • Quem somos
    • Quem foi Tide Setubal
    • História
    • Equipe e conselho
    • Transparência
    • Parcerias
  • Atuação
    • Como atuamos
    • Prática de Desenvolvimento Local
      • Desenvolvimento Humano
      • Desenvolvimento Urbano
      • Desenvolvimento Econômico
    • Fomento a Agentes e Causas
      • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
      • Apoio à pesquisa
      • Mobilização de ISP e da sociedade civil
      • Projetos apoiados
    • Programas de Influência
      • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
      • Planejamento e Orçamento Público
      • Cidades e Desenvolvimento Urbano
      • Nova Economia e Desenvolvimento Territorial
      • Democracia e Cidadania Ativa
    • Comunicação
    • Desenvolvimento Organizacional
  • Iniciativas
  • Galpão ZL
    • Galpão ZL
    • Agenda
  • Editais
    • Editais para as periferias
    • Elas Periféricas
      • Elas Periféricas 1
      • Elas Periféricas 2
      • Elas Periféricas 3
      • Elas Periféricas 4
    • Matchfunding Enfrente
    • Edital Traços
    • Territórios Clínicos
      • Edital Territórios Clínicos 2021/2022
      • Edital Territórios Clínicos 2023
  • Em Rede
  • Notícias
  • Conhecimento
    • Artigos
    • Publicações
    • Materiais de Estudo
    • Glossário
  • Imprensa
    • Contato de Imprensa
    • Releases
    • Na mídia
  • Podcast
    • Podcast Essa Geração
      • Temporada 1
      • Temporada 2
      • Temporada 3
      • Temporada 4
      • Temporada 5
      • Temporada 6
      • Temporada 7
    • Podcast Desiguais
    • Podcast Escute as Mais Velhas
  • Contato
  • Acessibilidade
  • EN
Facebook LinkedIn
Home > Categoria > Notícias

Pedro Bandeira destaca o papel do professor na formação de leitores

Na abertura do Festival do Livro e da Literatura, autor destaca a importância de inovar no modo de ensinar e reforça: o professor precisa estar de mãos dadas com o aluno.

12 de novembro de 2012

(Fotos: Veronica Manevy)

(Com um passeio pela história do Brasil, o escritor Pedro Bandeira ariu seu encontro com os professores no Festival do Livro e da Literatura de São Miguel, na última quinta-feira.  Esse trajeto serviu para contextualizar os desafios de um país, que foi explorado durante sua colonização e que, até os anos 60, oferecia oportunidades de alfabetização para apenas 10% da população.

Com o tema Como conquistar o aluno que não gosta de ler?, o escritor de literatura mais vendido do Brasil, destacou : “ fomos treinados para educar uma minoria e excluir os maus alunos. Precisamos nos reinventar”. Para Pedro, o professor deve olhar para a sala de aula, como um médico olha para pacientes com diferentes diagnósticos. “Há quem está no ambulatório, aqueles que estão na enfermaria e alguns em terapia intensiva. Mas nenhum deles pode ser abandonado.”

Para Bandeira, o professor tem papel fundamental na relação da criança com a escola e estar atento aqueles que têm dificuldade no aprendizado é uma grande responsabilidade. Nesse cenário, a leitura e a literatura são ferramentas que abrirão outros caminhos para o aluno. “ Se leio mal uma história, como vou entender matemática?”

O hábito da leitura vem da prática e o escritor indica diferentes caminhos para esse exercício.  Em relação à temática de redações, Pedro indicou a emoção como um dos melhores caminhos para a criança soltar a imaginação. Temas como minhas férias são frios. É preciso usar o coração para escrever”. Na avaliação do autor, observar o momento do grupo também é uma ótima oportunidade.  Se os alunos entram em aula falando mal do técnico da seleção, a proposta pode  ser enviar uma carta a ele, com as críticas dos alunos para a sua atuação.

E como eu corrijo tudo isso? – Quanto à correção, Bandeira enfatiza que não é preciso fazer isso o tempo todo.  Podem existir momentos nos quais ela acontece e em outros ela pode ficar em segundo plano.  A comparação sim é importante. “O aluno precisa ter confiança e perceber que evoluiu e não é a nota que diz isso a ele. A nota é muito mais para o professor. Se metade da sala foi mal em uma avaliação, o professor precisa retomar a matéria de uma outra forma.”

No dia a dia da sala de aula o professor deve ser aquele que apresenta e sistematiza as oportunidades. “Ele é um facilitador, alguém que trabalha com os diferentes estímulos, porque o aprendizado é individual. Por isso, ajude o aluno a acertar, fique de mão dada com ele. O paciente só conversa com o médico que ele confia, o aluno também”, finaliza.

Receba conteúdos novos periodicamente

Conteúdos relevantes no seu e-mail

Você também pode gostar

CATEGORIA

Fundação Tide Setubal associa-se ao GIFE

De Fundação Setubal 24 de junho de 2008

CATEGORIA

Fundação lança livro com amplo debate sobre desenvolvimento local

De Fundação Setubal 25 de março de 2010

CATEGORIA

Fundação Tide Setubal e Instituto Goethe promovem intercâmbio cultural em Sarau Versos e Reversões

De Fundação Setubal 8 de outubro de 2015

Voltar a pagina inicial Voltar à página inicial Voltar ao topo Voltar ao topo
Fundação Tide Logo Rodapé Mobile Fundação Tide Logo Rodapé desktop
R. Jerônimo da Veiga, 164, 13° andar 04536-000 | São Paulo | SP Brasil
Telefone: (11) 3168-3655
  • ícone do facebook rodapé
  • ícone do instagram rodapé
  • ícone do linkedin rodapé
  • ícone do youtube rodapé
Fechar mapa do site

A Fundação

  • Quem somos
  • Quem foi Tide Setubal
  • História
  • Equipe e conselho
  • Transparência
  • Parcerias

Iniciativas

Galpão ZL

  • Galpão ZL
  • Agenda

Editais

  • Editais
  • Elas Periféricas
  • Matchfunding Enfrente
  • Traços

Atuação

  • Como atuamos
  • Prática de Desenvolvimento Local
    • Desenvolvimento Humano
    • Desenvolvimento Urbano
    • Desenvolvimento Econômico
  • Fomento a Agentes e Causas
    • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
    • Apoio à pesquisa
    • Mobilização de ISP e da sociedade civil
    • Projetos apoiados
  • Programas de influência
    • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
    • Planejamento e Orçamento público
    • Cidades e desenvolvimento urbano
    • Nova economia e desenvolvimento territorial
    • Democracia e cidadania ativa

Fundação em rede

Notícias

Conhecimento

  • Publicações
  • Artigos
  • Materiais de estudo

Imprensa

  • Contato de Imprensa
  • Releases
  • Na mídia

Contato

  • Ícone Facebook Rodapé
  • Ícone instagram Rodapé
  • Ícone linkedin Rodapé
  • Ícone youtube Rodapé
© Copyright 2025. Fundação Tide Setubal. Política de privacidade.
Desenvolvido por Espiral Interativa Link Externo

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceito o uso de cookies