Podcast Essa Geração é finalista do 2° Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade

13 de março de 2024

A sexta temporada do podcast Essa Geração, que foi coproduzida por Fundação Tide Setubal e por jovens do curso de Multimídia do Geledés – Instituto da Mulher Negra, é uma das finalistas do 2° Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade, na categoria Áudio.

Com cinco episódios, a sexta temporada do podcast Essa Geração retrata dimensões diversas relacionadas à decolonialidade no nosso dia a dia. Os temas têm, ao mesmo tempo, abordagens que mostram as realidades de contextos cotidianos diversos e maneiras como as juventudes são agentes das suas próprias trajetórias.

Linha do tempo

Nesse sentido, os episódios da temporada 6 de Essa Geração falam sobre:

O que é decolonialidade?

O episódio de abertura foi voltado à decolonialidade e ao olhar atento da juventude negra diante dos processos de subalternização que permeiam diversos campos sociais. Desse modo, tratou-se de convite para a compreensão sobre como diferentes gerações estão dedicadas a desconstruir os padrões hegemônicos que diminuem o valor das identidades diaspóricas e subalternas.

Educação decolonial

O segundo episódio promoveu diálogo com Tânia Portella, pesquisadora e doutora em estudos de raça e educação. Por meio de análises profundas e reflexões inspiradoras, teve como objetivo estimular a transformação a partir da educação.

Lideranças emergentes decoloniais

O episódio 3 retratou os diferentes papéis de jovens negros na influência das comunidades das quais fazem parte e reflexões sobre o impacto de suas vozes tem na representatividade periférica por meio de transformação social. Participaram Miguel Benigno, fotógrafo e cofundador do Di Quebra Podcast, e Vinicius Santana (Vinaum), criador da página Quebrada Cult e mestrando em filosofia política.

Tecnologia decolonial

O diálogo, que passou pela importância de se questionar a decolonialidade na área tecnológica, contou com participação da cientista e hacker antirracista Nina Da Hora. O programa retratou possibilidades para hackear a tecnologia e, assim, promover maior igualdade racial e justiça social.

Emprego e decolonialidade

O episódio de encerramento colocou no dentro do debate a importância da economia coletiva e solidária na sociedade, principalmente em grupos vulneráveis. Foram entrevistadas a trancista e ativista Evelyn Daisy e Fernanda Chagas, da organização cooperativa Fazemos. Ambas falaram sobre suas experiências com seus projetos sociais de acolhimento e auxílio social e ativismo.

Sobre o 2° Prêmio MOL de Jornalismo

O 2° Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade é uma iniciativa realizada pelo Instituto MOL. O seu objetivo consiste em reconhecer trabalhos de profissionais e estudantes da comunicação com foco no fortalecimento da cultura de doação, solidariedade e atuação das OSCs. Desse modo, a premiação visa também destacar a importância dos temas para o exercício da cidadania em nosso país.

Assim sendo, o 2° Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade conta com as categorias Jovem Jornalista, Texto, Áudio, Vídeo e Foto. Os demais veículos e organizações que compõem a categoria áudio, na qual a sexta temporada de Essa Geração é uma das finalistas, são:

1. Globo SP;
  2. Rádio Gaúcha;
  3. EBC / Universidade Federal de Sergipe;
  4. Leia Já;
  5. CBN Goiânia.

Salve na agenda

A solenidade do 2° Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade acontecerá em 22 de março, às 17h, no auditório do Insper (rua Uberabinha, 75, vila Olímpia, São Paulo).

A cerimônia de premiação dos projetos concorrentes em suas respectivas categorias contará com conversas inspiradoras sobre a importância do jornalismo para promover a cultura de doação. Participarão do diálogo as pessoas que compõem o time de jurados desta edição:

1. Fábio Turci, jornalista, repórter e apresentador na TV Globo durante 23 anos, produtor de conteúdo contra o racismo e a homotransfobia e criador do podcast Existo;
  2. Helena Corezomaé, jovem indígena, jornalista, mestre em Antropologia Social, editora e repórter da TV Centro América, afiliada da TV Globo em Mato Grosso, e coordenadora da Rede Katahirine, primeira rede de cineastas indígenas do Brasil;
  3. Renato Stockler, jornalista, fotógrafo e desenvolvedor de projetos audiovisuais institucionais e documentários sobre responsabilidade socioambiental de marcas globais, negócios sociais, fundações e associações;
  4. Rodrigo Alves, jornalista, autor do podcast Vida de Jornalista, coordenador e roteirista dos podcasts Rio Memórias e Como Cobrir.

A atividade contará também com participação de Tony Marlon, educador, comunicador popular e integrante da coordenação executiva da websérie Ancestrais do Futuro. Tony falará sobre possibilidades para o jornalismo ser uma ferramenta de transformação social.

Ainda, Cecília Olliveira, diretora do Instituto Fogo Cruzado, e Pedro Burgos, coordenador do Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo do Insper, falarão sobre jornalismo de dados e habilidades para as novas gerações de profissionais de comunicação.

Pessoas interessadas em acompanhar a cerimônia do 2° Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade podem, enfim, inscrever-se por meio da plataforma Sympla.

Saiba mais

Confira, então, todos os projetos finalistas e mais informações no perfil do Instituto MOL no Instagram.

Por fim, ouça também também os episódios da temporada 6 do podcast Essa Geração, coproduzido por Fundação Tide Setubal e Geledés – Instituto da Mulher Negra, na plataforma de streaming de sua preferência ou no próprio site do projeto.