Podcast Essa Geração é o segundo colocado do 2° Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade

26 de março de 2024

O podcast Essa Geração conseguiu a segunda colocação na categoria Áudio do Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade. A solenidade, que aconteceu em 22 de março, no auditório do Insper, em São Paulo, foi uma iniciativa do Instituto MOL.

O projeto reconheceu produções jornalísticas de profissionais e estudantes da comunicação com foco no fortalecimento da cultura de doação, solidariedade e atuação das OSCs. Desse modo, a premiação visa também destacar a importância dos temas para o exercício da cidadania.

O evento contou também com diálogos sobre temas caros ao cotidiano jornalístico, inclusive para ponderações sobre caminhos para o futuro em âmbitos técnico e social. Desse modo, Tony Marlon, educador, comunicador popular e integrante da coordenação executiva da websérie Ancestrais do Futuro, falou, enfim, sobre possibilidades para o jornalismo ser uma ferramenta de transformação social.

Ainda nesse contexto, Cecília Olliveira, diretora do Instituto Fogo Cruzado, e Pedro Burgos, coordenador do Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo do Insper, abordaram tópicos sobre jornalismo de dados. Idem habilidades para as novas gerações de profissionais de comunicação.

Além disso, participaram do diálogo sobre a importância do jornalismo para promover a cultura de doação as seguintes pessoas  juradas do prêmio:

1. Fábio Turci, jornalista, repórter e apresentador na TV Globo durante 23 anos, produtor de conteúdo contra o racismo e a homotransfobia e criador do podcast Existo;
  2. Helena Corezomaé, jovem indígena, jornalista, mestre em Antropologia Social, editora e repórter da TV Centro América, afiliada da TV Globo em Mato Grosso, e coordenadora da Rede Katahirine, primeira rede de cineastas indígenas do Brasil;
  3. Renato Stockler, jornalista, fotógrafo e desenvolvedor de projetos audiovisuais institucionais e documentários sobre responsabilidade socioambiental de marcas globais, negócios sociais, fundações e associações;
  4. Rodrigo Alves, jornalista, autor do podcast Vida de Jornalista, coordenador e roteirista dos podcasts Rio Memórias e Como Cobrir.

A premiação

Coproduzido por Fundação Tide Setubal e Geledés – Instituto da Mulher Negra, Essa Geração, que foi segundo colocado na categoria Áudio, concorreu com os seguintes projetos:

1. Globo SP;
  2. Rádio Gaúcha;
  3. EBC / Universidade Federal de Sergipe;
  4. Leia Já;
  5. CBN Goiânia.

Ao passo que Essa Geração obteve o segundo lugar na categoria, o vencedor foi o veículo Leia Já, com o projeto Som solidário: um eco de amor e felicidade. Já o terceiro lugar ficou, então, com a EBC, com o produto Estudantes criam absorvente sustentável para doação em escola pública.

Confira no site do Instituto MOL todos os projetos vencedores também nas categorias Jovem Jornalista, Foto, Texto e Vídeo. As três últimas estão, ao lado de Áudio, no segmento de projetos profissionais.

Ouvindo Essa Geração (e as demais)

Ouça também também os episódios da temporada 6 do podcast Essa Geração, coproduzido por Fundação Tide Setubal e Geledés – Instituto da Mulher Negra, na plataforma de streaming de sua preferência ou na própria página do projeto.

Por fim, dê também o play nas cinco temporadas anteriores do podcast Essa Geração na sua plataforma de streaming favorita. Confira todas elas também no site da Fundação Tide Setubal.

Foto: Instituto MOL | Mombak – Carla Labbate