Programa Ação Família estimula a autonomia das mulheres e visa fortalecer parcerias

15 de dezembro de 2009

Dar mais autonomia às mulheres, trabalhando a dinâmica familiar e a cidadania como eixos transversais foi um dos principais objetivos do Programa Ação Família São Miguel em 2009. Cerca de 300 famílias foram beneficiadas, nas comunidades do Jd. São Vicente, Jd.Lapenna e Jd.Pantanal, distritos de São Miguel Paulista. A metodologia deste ano trabalhou com quatro dimensões temáticas: saúde, educação, habitabilidade e geração de renda.

De acordo com Lucia Amadeo, coordenadora do Ação Família, a avaliação de 2009 é positiva porque as participantes finalizaram as atividades do ano muito mais comprometidas com a própria transformação de vida. “Elas estão refletindo mais sobre si e sobre as próprias famílias, fazendo com que se fortaleça tudo aquilo o que foi aprendido”, diz.

Em 2010, o objetivo do Ação Família é consolidar as ações implementadas em 2009: além das reuniões socioeducativas, plantões individuais e reuniões temáticas, a intenção é fortalecer a parceria com a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, que desenvolve atividades ligadas à saúde; com a Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), para atendimentos individuais de terapia; e com a Odontoprev, que atende gratuitamente as crianças das famílias cadastradas no programa.

No próximo ano, as atividades serão concentradas em dois núcleos: no CDC Tide Setubal (Jd. São Vicente) e no Galpão de Cultura e Cidadania (Jd. Lapenna), com o intuito de prestar atendimento integral às famílias. “Também pretendemos fortalecer a rede de compromisso e solidariedade dessas mulheres  para que elas sejam multiplicadoras do aprendizado adquirido nas nossas reuniões socioeducativas e na terapia comunitária”, explica Lucia Amadeo.

Veja abaixo o que dizem algumas mulheres que participaram do Programa Ação Família São Miguel em 2009:

“Faço artesanato, mas não sabia fazer moldes, e aqui tive uma professora que me ensinou, de um jeito muito simples. O Ação Família é o que faltava para muita gente aqui na região. É muito útil para gerar renda para mim e também para as mulheres mais novas”.

Helena Aparecida Assunção, 62 anos, moradora da Vila Rosária

“Aprendi a ser mais voluntária e participativa e fiz amizades nos vários cursos, que são úteis para nos tirar da rotina. Além disso, nunca falto às reuniões porque acredito que nós aprendemos a lutar pelos nossos interesses, e temos muito incentivo para isso aqui”.

Arlene Xavier da Silva, 35 anos, moradora de São Miguel Paulista

“Aqui pude conhecer muita gente e ainda ter acesso a inúmeros cursos. Eu adorei”.

Joventina Pedrosa, 49 anos, moradora de São Miguel Paulista

“Aprendi muitas coisas com as mulheres que conheci aqui. Uma delas é a lidar com as minhas filhas: eu não sabia lidar bem, às vezes, batia muito, e agora já não bato mais, eu converso, procuro explicar as coisas e entender o que está acontecendo com elas. As assistentes sociais são maravilhosas, escutam a gente, e isso é muito bom”.

Maria José Pimentel de Miranda, 23 anos, moradora do Jd. Lapenna

“Eu era muito nervosa, não tinha paciência alguma, era revoltada com tudo e hoje mudei porque agora tenho mais confiança em mim. Já fiz curso de culinária e de pedreiro e torço para que o projeto continue”.

Telma Barreto Costa, 37 anos, moradora do Jd. Lapenna

“Levei muito aprendizado para a minha casa. As assistentes sociais do programa são todas ótimas e me ensinam muito bem o passo-a-passo. Quanto mais participamos das reuniões, mais aprendemos para praticar em casa, com a nossa família. E espero que 2010 seja muito melhor.”

Edineuza Pereira dos Santos, 38 anos, moradora do Jd. Lapenna