Programa melhora qualidade de vida de 300 famílias

24 de junho de 2008

Ampliar a autonomia e melhorar a qualidade de vida das famílias dos jardins Lapenna, Pantanal e São Vicente são os principais objetivos do Ação Família São Miguel. O programa atende 300 famílias com elevado índice de vulnerabilidade social (segundo classificação da Fundação Seade).

São famílias que, por diversos motivos, não têm recursos e não conseguem atendimento a necessidades básicas de saúde, educação e até retirada de documentos, como registro dos filhos, certidão de casamento e carteira de trabalho.

O programa está dividido em três bases de ação na região de São Miguel Paulista – Jardim Helena (Pantanal), Jardim Lapenna e Jardim São Vicente. Cada unidade do programa é coordenada por um técnico da área de psicologia ou assistência social e conta com uma equipe de Agentes Sociais – jovens que visitam, de casa em casa, as famílias que estão no programa.

Um dos pressupostos é que o fortalecimento dos laços afetivos, comunitários e de convívio social permite que as famílias se desenvolvam e saibam encontrar de maneira coletiva soluções para melhoria da sua qualidade de vida e também do bairro. Por isso, mesmo aqueles que não estão diretamente no programa podem participar das atividades, que incluem conversas, reuniões, terapia comunitária, encontros de capacitação e debates.

O programa é uma iniciativa da Fundação Tide Setubal e do Instituto Alana, em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) da Prefeitura de São Paulo, a Subprefeitura de São Miguel, a Nitro Química e a Votorantim Metais.

Clique aqui e leia o Relatório 2007 do programa.