Projeto Descobrindo o Prazer de Cozinhar altera rotina nos lares do Lapenna

25 de maio de 2010

Novos temperos, técnicas diferenciadas e alimentos mais saudáveis foram incorporados na cozinha de vinte participantes do Projeto Descobrindo o Prazer de Cozinhar, realizado no âmbito do Programa Ação Família São Miguel, no Jardim Lapenna. Em maio, durante quatro encontros semanais com a chef Mara Salles, do restaurante Tordesilhas, os participantes do curso adicionaram afeto e muita atenção aos ingredientes de pratos simples, nutritivos e muito saborosos.

Inspirada pelo conteúdo das aulas, Luciana de Souza Silva, 22 anos, moradora do Lapenna, ofereceu, no Dia das Mães, um almoço especial para toda a família. No menu, estavam receitas que havia aprendido durante a semana: torradinhas, frango ao molho de maracujá e rabanada. “Antes cozinhava como obrigação, apressada, sem paciência. Agora, tenho prazer até em preparar um arroz com feijão. Faço com mais cuidado e carinho”, salienta.

Despertar, por meio das refeições, o melhor entrosamento entre os entes familiares estava entre os objetivos do curso. Daí, a recomendação, por exemplo, de que a família se reúna para comer. “A comida é uma forma de se expressar, um elo de consolidação familiar. Em torno da mesa, as pessoas se reúnem e partilham a vida”, afirma Mara Salles.

Dentro dessa proposta, Lúcia Amadeo, coordenadora do Ação Família São Miguel, entende que a parceria com a chef conecta-se ao trabalho da Fundação Tide Setubal no território. “Em nossas reuniões e plantões do Ação Família, valorizamos o resgate das relações, trabalhamos com a memória e buscamos fortalecer as mulheres para que promovam o diálogo familiar”, relata.

Mudança de hábito

Roseni Barreto, de 34 anos e mãe de dois filhos, aplicou com afinco as idéias compartilhadas: sua família passou a fazer as refeições com todos reunidos. “Meu marido ainda me ajudou a preparar o jantar, enquanto conversávamos”, conta. Ela também compreendeu a importância de introduzir frutas, verduras e legumes na dieta. “É possível comer bem, fazer uma refeição saborosa e colorida, gastando pouco. Lá em casa começamos a consumir mais legumes e a tomar suco natural”, acrescenta.

O convívio com os colegas e o intercâmbio de experiências também estiveram em alta. No início das aulas, os aprendizes contavam se haviam feito as receitas e eram estimulados a destacar sabores que marcaram suas famílias. Assim, começaram a organizar o “Festim da Memória”, nome do último encontro, no qual prepararam pratos de suas lembranças e que foram degustadas por todos.

“Compartilhamos histórias”, comenta Renato Soares de Oliveira, de 20 anos. “Eu, por exemplo, não sabia o que as gerações passadas comiam”, diz o jovem que pretende seguir profissionalmente na gastronomia. “Sementes boas foram lançadas neste percurso”, avalia Mara. “Notei que as mulheres e os dois rapazes dessa turma saíram com desejo de cozinhar; de preparar as receitas com mais gosto, em todos os sentidos.” Leia mais sobre a proposta do Projeto Descobrindo o Prazer de Cozinhar. <https://fundacaotidesetubal.org.brnoticias/236>.