Fundação Tide Setubal
Imagem do cabeçalho
Imagem do cabeçalho

Qualificação profissional atraí público para oficina

@Comunicacao

6 de setembro de 2012
Compartilhar:

Em três anos de atuação, a Oficina Escola de Culinária Jardim Lapenna tem recebido principalmente mulheres interessadas em desenvolver as habilidades na cozinha para gerar renda e contribuir com a melhora das condições de vida da família.

 

Lúcia Amadeo recorda que os primeiros módulos foram um sucesso. Tamanha foi a procura que os organizadores tiveram de duplicar as vagas – antes eram 20 em um período – e estendê-las a toda a comunidade, isto é, não se restringindo às mulheres beneficiadas pelo programa Ação Família. Hoje, o público atendido constitui-se, em sua maioria, de mulheres casadas, com filhos, na faixa etária entre os 30 e 35 anos. A maioria reside em São Miguel Paulista, mas há moradoras até de Guarulhos e Itaquaquecetuba. A renda familiar média das participantes é de R$ 750.

 

“Meu plano é trabalhar no setor gastronômico. Quem sabe um dia abro o meu próprio negócio”, conta Kátia de Sousa Pereira, 32 anos, moradora do Jardim Maia, que já comercializa pães e bolos que faz em casa. Para auxiliar mulheres como Kátia a alcançarem seus objetivos, na hora de organizar a grade anual da oferta dos módulos, a Oficina Escola de Culinária, em parceria com o SESI-SP, seleciona cursos nos quais os participantes possam aprender receitas de produtos que são tendência e que têm grande aceitação no mercado.

 

Ao longo de três anos os cursos mais oferecidos foram: Docinhos para Festa, Salgadinhos para Festa, Especial de Páscoa, Especial de Natal, Comidas de Boteco e Bolos Decorados. Os ensinamentos contemplam ainda técnicas de embalagem e conservação, além de dicas para comercialização. Recentemente, para qualificar mão de obra para a demanda das padarias, foram ministrados cursos de panificação, com receitas de pães para sanduíches, e de sopas.

 

Além desta preocupação com a capacitação profissional, a Oficina Escola de Culinária também tem oferta de cursos relacionados ao aproveitamento de alimentos e à nutrição saudável. Com este foco, todos os anos há dois módulos do Programa Alimente-se Bem, do SESI-SP. E, em julho de 2012, ocorreu pela primeira vez o curso Missão Possível, também ministrado pelo SESI-SP, mas voltado para a alimentação saudável de adolescentes e jovens. A demanda veio dos próprios jovens frequentadores do Galpão, que também queriam participar das oficinas.

 

Eles aprenderam receitas nutritivas e saborosas, como salada de frutas, torta de legumes, coquetel de frutas e outras. Ao final, 20 jovens foram certificados. “O curso foi muito bacana. Experimentei receitas com soja e fibra de trigo e já estou preparando as receitas nutritivas em casa”, disse Vanessa França, 14 anos, moradora do Jardim Lapenna.

 

 

Cozinhando com afeto

 

A cozinha do Galpão abre ainda espaço para projetos especiais. Desde 2010, a chef Mara Salles, do restaurante Tordesilhas, promove uma vez por ano curso de culinária. Nos dois primeiros anos, intitulada Descobrindo o Prazer de Cozinhar, a proposta era ensinar receitas práticas e saborosas, resgatando o prazer dessa arte de cozinhar e, sobretudo, estimulando os participantes a transformarem o momento da refeição em convívio familiar e troca de afeto.

 

Em 2012, a chef voltou à Oficina com uma nova ideia. Em quatro encontros, ensinou técnicas e receitas para o preparo de saladas gastronômicas, visando qualificar os alunos para serem absorvidos por um mercado carente de saladeiros. “A Oficina propicia às mulheres a descoberta do poder que elas têm de dominar a comida. Isso empodera as mulheres e faz com que possam utilizar essa habilidade profissionalmente”, ressalta Mara. “Nestes anos percebo que a Oficina plantou boas sementes e que elas estão vingando”, conclui.

 

Para ver a Linha do tempo da Oficina Escola de Culinária, clique aqui.


Compartilhar:

Notícias relacionadas

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.