Secretário Municipal do Trabalho, Marcos Cintra, fala com exclusividade

9 de novembro de 2009

Como esse convênio contribui para o desenvolvimento local?

Um projeto como o Rede Jovem Comunica, aparentemente de pequeno porte, de varejo, que atende apenas 30 jovens, pode deixar a impressão de ser um programa pontual, cujo impacto na comunidade será reduzido. Mas não. É justamente ao contrário. Apesar de ser pequeno, o impacto é enorme: não só nas famílias dos jovens beneficiados como também na comunidade como um todo, porque tem efeito multiplicador. Este projeto está abrindo as portas do mundo moderno para os jovens, apresentando o universo da comunicação, da internet, da produção de conteúdo. E a sociedade moderna vive de atividades terciárias. Quem sabe um dos jovens aqui do projeto não será amanhã um grande cineasta? Ou um grande comunicador? Capaz de influenciar o Brasil e o mundo? Por isso, é fundamental que programas como o Rede Jovem Comunica sejam estimulados pela Prefeitura, inclusive com a possibilidade de ampliação, na medida em que possamos contar com parceiros tão eficientes quanto a Fundação Tide Setubal, pela responsabilidade, dedicação e capricho no trabalho (como posso observar aqui, pelas instalações do Galpão de Cultura e Cidadania do Jardim Lapenna). Estou à disposição para colaborar com esse trabalho, que merece todo o nosso respeito e admiração.

O Rede Jovem Comunica pode servir de modelo a outros projetos em São Paulo?

A sociedade moderna hoje é tão plural e diversificada que vários modelos não só podem como devem conviver. Na Secretaria Municipal do Trabalho temos outros modelos em atividade, com geração de emprego e renda de maneira mais formal, cursos convencionais em áreas tradicionais, como carpintaria, auxiliar escritório, entre outros. Um projeto como o Rede Jovem Comunica, sem dúvida alguma, atrai muito mais os jovens, porque é um modelo que envolve comunicação, prestação de serviço, e não necessariamente atividades operárias. Mas, numa cidade como São Paulo, mais de 11 milhões de habitantes, há público para tudo. Portanto, este modelo vai contar com todo o nosso apoio, convivendo com outros modelos de atuação, igualmente eficientes, para atender as mais diversas situações.

(Foto: Gustavo Porto)