Semifinalistas do prêmio Educação Além do Prato participam de encontro para reflexão sobre a experiência

25 de maio de 2015
Merendeiras e professores semifinalistas do prêmio Educação Além do Prato 2014 participaram do encontro Conversa de Cozinha no último dia 11, no CEU Três Pontes, promovido pela Fundação Tide Setubal em parceria com o Departamento de Alimentação Escolar.
“Nós, do Qualidade de Vida,e o Departamento de Alimentação Escolar pensamos em reunir os semifinalistas de São Miguel e região e ouvir quais foram os impactos da participação no prêmio, dando continuidade a esse trabalho em busca de uma melhor qualidade de vida na escola”, conta Maria Alice Garcia, assistente do projeto Qualidade de Vida.
O prêmio Educação Além do Prato tem como objetivo inserir o tema alimentação nos projetos pedagógicos das unidades escolares. O programa também visa promover a valorização das merendeiras, a promoção da discussão sobre alimentação na comunidade educativa (alunos e suas famílias, educadores, demais profissionais de educação), e o engajamento de parceiros e concorrentes da alimentação no âmbito territorial da escola.
“Nesse encontro, professores e merendeiras trouxeram questões como a importância de falar sobre alimentação saudável também dentro da sala de aula e como ideias simples, como o cultivo de uma horta, pode contribuir para que as crianças se interessem por novos alimentos”, destaca Maria Alice.
Durante a Conversa de Cozinha, os participantes também conheceram a horta do CEU Três Pontes, que é cultivada pelos próprios alunos. Todas as hortaliças são utilizadas na merenda da escola e os estudantes também podem levar para suas casas.
Erica Fischer, do Departamento de Alimentação Escolar, destaca a necessidade de levar o tema para dentro da sala de aula. “Levar o alimento para dentro da escola, pode ser uma atividade divertida e despertar a curiosidade pelo sabor dos alimentos. Nosso objetivo é esse, criar uma relação de intimidade entre as crianças e a comida”.
A merendeira Susimar Ballet Fernandes da Silva trabalha na CEI Jd. São Carlos e fala da importância do trabalho das merendeiras, e da escola estimular a prática de hábitos mais saudáveis. “A alimentação é fundamental para o pleno desenvolvimento das crianças, é preciso levar o tema para dentro das escolas. Quando a criança aprende a se alimentar com mais qualidade e de forma correta, ela leva isso para dentro de sua casa e nós merendeiras podemos contribuir para isso”.
Para Marinei Alves, professora de Geografia na CEI Jd. São Carlos, é possível integrar o tema alimentação saudável ao conteúdo passado em sala. “O professor precisa se comprometer com essa causa. A alimentação não deve ser um trabalho só das merendeiras. Quanto mais o aluno ouve falar e aprende sobre o tema, mais interessado ele fica em experimentar alimentos mais saudáveis e multiplica isso com a família”.
Segundo dados da última pesquisa sobre qualidade de vida promovida pela Nike Foundation, a próxima geração viverá cinco anos a menos do que a atual. O sedentarismo e os maus hábitos alimentares são os principiais responsáveis por essa estimativa preocupante.
A escola pode contribuir para a mudança desse quadro começando a despertar nos alunos o interesse por uma vida mais ativa e com hábitos mais saudáveis.
Depoimentos
“Nós da cozinha sempre nos preocupamos com a alimentação das crianças., Sempre testamos receitas novas e saudáveis para complementar a alimentação dos alunos. O projeto é muito interessante, podemos nos inspirar em outras histórias e melhorar a comida que servimos.”.
Cristina Tavares dos Santos – merendeira no CEI Vila nova Curuçá :
“Também me considero uma educadora. Cuidar da alimentação das crianças é importante para o desenvolvimento delas. Precisamos oferecer uma alimentação saudável. Esse encontro foi muito produtivo, conversamos sobre a experiência das outras escolas e pensamos juntos sobre como melhorar a qualidade da alimentação”.
Ângela Maria Ferreira – Merendeira CEI Criança Esperança –