Fundação Tide Setubal
Imagem do cabeçalho

Traços

O trabalho de combate às desigualdades sociais passa, obrigatoriamente, pelo combate à desigualdade racial e o apoio à potência de pessoas negras. A Fundação Tide Setubal considera esses aspectos como fundamentais para o desenvolvimento de suas iniciativas voltadas à promoção da equidade.

Dentro dessa perspectiva nasce o Edital Traços. O projeto, que está em sua segunda edição e teve o nome Edital Caminhos à época de seu lançamento, em 2020, tem como objetivo fortalecer a trajetória profissional, educacional e pessoal de pessoas negras, de modo a contribuir para ampliação da diversidade racial em espaços de influência e decisão na sociedade.

O edital, uma iniciativa da Fundação Tide Setubal realizada em parceria com o Instituto Ibirapitanga, Open Society, Porticus América Latina e Instituto Galo da Manhã, é voltado a lideranças negras com idade entre 21 e 45 anos, nascidas e/ou moradoras de periferias ou contextos periféricos urbanos com envolvimento nas seguintes áreas:

• Política Institucional: o perfil das(os) candidatas(os) elegíveis diz respeito a ativistas atuantes na defesa de direitos e de valores democráticos e que almejam ocupar cargo eletivo nos Poderes Executivo ou Legislativo. Vale ressaltar que, nesta categoria, campanhas políticas não serão apoiadas;
  • Carreira Jurídica: as(os) candidatas(os) devem ser lideranças atuantes no enfrentamento do racismo institucional. Além disso, elas(es) deverão ser profissionais que almejam ocupar espaços jurídicos do setor público, no Poder Judiciário, nas funções de juiz(a), promotor(a) de justiça, defensor(a) público(a), delegada(o) de polícia ou procurador(a)/advogada(o) pública(o).

Dados da primeira edição

As inscrições para seleção foram encerradas em 4 de novembro de 2020 com 372 candidatos e candidatas, entre os quais 239 (64,2%) vieram do Sudeste e 72 (19,4%) do Nordeste. Ainda, 25 candidatas(os) (6,7%) são do Centro-Oeste; 22 (5,9%) do Sul; e o Norte abriga 14 (3,8%) das pessoas inscritas.

Entre as modalidades de atuação selecionadas, 192 das inscrições (52%) são relativas a ações sociais, culturais e/ou artísticas; 78 (21%) são voltadas à política institucional; e 76 (20%) abrangem o empreendedorismo. Ainda, 26 pessoas (7%) inscreveram-se para fazer especializações voltadas à carreira corporativa.

Vale dizer que 68,74% das pessoas inscritas no edital são mulheres (67,12% cisgênero e 1,62% trans), enquanto 29,11% são homens cisgênero, 1,62% das inscrições foram feitas por pessoas não-binárias e 0,54% correspondia a candidatas(os) intersexo.

Para completar, 39,78% de quem se inscreveu tinha entre 30 e 39 anos; 31,45% estavam na faixa etária dos 20 aos 29 anos e 28,76% das(os) candidatas(os) têm mais de 40 anos.

Por fim, a primeira edição do Edital Traços – à época Caminhos – selecionou 31 lideranças negras para receber aporte financeiro de até R$ 15 mil para aplicar na sua formação. As atividades nas quais o valor pode ser investido podem ser cursos de idiomas e de pós-graduação (MBA, especialização e extensão); participação em intercâmbios, congressos e seminários; cursos livres que abordem temas relacionados à consolidação da democracia e à superação das desigualdades, dentre outras.