Cinco livros para pensar habitação e urbanização de favelas

Programas de influência

30 de maio de 2023

Confira uma visão crítica e abrangente sobre os temas da habitação e urbanização de favelas na produção das cidades brasileiras em cinco obras.

“A obra de Milton Santos é um clássico para compreender a formação do espaço urbano e sua imbricada relação com o sistema econômico global. Já a obra de Nabil Bonduki, é indispensável para quem deseja compreender criticamente o papel do Estado na produção habitacional e os modelos de cidades decorrentes”, destaca Fabiana Tock, coordenadora do Programa Cidades e Desenvolvimento Urbano da Fundação Tide Setubal.

Além disso, Fabiana Tock faz comentários sobre o teor das obras indicadas. “Os livros de Carlos Nelson e Janice Perlman, por sua vez, trazem abordagem mais antropológica dos movimentos sociais urbanos, com destaque especial no conhecimento local e da participação social dos moradores na produção das cidades. E, por fim, Cidades Rebeldes, traz novas provocações para pensar a relação entre política e cidade.”

Sendo assim, veja a seguir cinco sugestões de obras sobre habitação e urbanização de favelas. Boa leitura.

Origens da Habitação Social no Brasil, de Nabil Bonduki (1998)

O livro oferece visão abrangente e crítica da história da habitação de interesse social no Brasil tendo como ponto de partida as primeiras intervenções realizadas pelo Estado até a os programas habitacionais mais recentes. Desse modo, a publicação pontua a relação da produção habitacional com a urbanização de favelas e, mais amplamente, com o modelo de cidade produzida a partir dessas experiências.

Movimentos Urbanos no Rio de Janeiro, de Carlos Nelson Ferreira dos Santos (1981)

A partir de abordagem interdisciplinar, o livro explora o processo de urbanização das favelas de Brás de Pina e Morro Azul e a luta no bairro do Catumbi. Desse modo, há especial ênfase nas experiências dos moradores desses territórios. Com base no registro etnográfico dessas experiências, o livro aborda os movimentos sociais urbanos como consequência dos programas de erradicação de favelas.

Favela, Quatro Décadas Vivendo na Borda, de Janice Perlman (2020)

A autora apresenta um estudo antropológico das favelas brasileiras abordando suas origens e transformações sociais, políticas e econômicas ao longo de quatro décadas (1960 até os anos 2000). Nesse sentido, trata-se de um dos poucos estudos longitudinais sobre como as foram afetadas pelas diferentes políticas públicas. Desse modo, o destaque especial vai para o conhecimento local e participação social dos moradores na proposição de soluções para os desafios por eles enfrentados.

A Urbanização Brasileira, de Milton Santos (1993)

Obra clássica que apresenta análise crítica das políticas urbanas no Brasil e das relações entre as cidades brasileiras e o sistema econômico global.

Cidades Rebeldes, de Harvey, David, et al. (2015)

Conjunto de artigos analisa as manifestações que tomaram as ruas em junho de 2013 nas grandes cidades brasileiras. Assim sendo, ao traçar um paralelo entre cidade e política, ou autores revelam, a partir de diferentes olhares, o papel das políticas urbanas na reprodução das desigualdades nas cidades.

Foto: José Cícero / DiCampana Foto Coletivo