Fundação Tide Setubal
Imagem do cabeçalho
Imagem do cabeçalho

Material de apoio e dicas para o trabalho de letramento racial

Prática de desenvolvimento

25 de outubro de 2017
Compartilhar:

A partir do artigo Letramento racial: um desafio para todos nós, Neide A. de Almeida,  socióloga, Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas e coordenadora do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil, preparou um série de perguntas com dicas e matérias de apoio para que os professores trabalhem o tema sobre letramento racial e história na escola.

 

Dica n° 1

É fundamental que as escolas se comprometam com a implementação da Lei  n° 10.639/03 e  a 11.645/08, abordando a história e as culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas de forma orgânica e sistemática. As ações em datas específicas, como o 20 de novembro, são importantes, mas insuficientes. Essas temáticas precisam ser incluídas em todas as esferas da vida escolar.

 

  1. Você conhece a lei 10.639/03?
  2. Você já se perguntou sobre os efeitos provocados pelo fato de nossa história ser contada, quase exclusivamente a partir da perspectiva eurocêntrica?
  3. Que materiais você conhece e que abordam essas temáticas?

 

Confira também os conteúdos a seguir:

 

  1. Conheça o Museu Afro Brasil
  2. Leia este material

Dica n° 2

Admitindo que o racismo é questão atual, os currículos têm de ser discutidos e atualizados de modo que coloquem  perspectivas negras em evidência. É preciso incluir autores que representem a perspectiva africana e afro-brasileira nas diferentes áreas de conhecimento. É urgente também ler sobre distribuição de renda, escolaridade, moradia da população negra. Perceber a construção das identidades raciais e conhecer a História são ações fundamentais para enfrentar  o racismo e preconceito

 

Em que lugares de nossa cidade há maior concentração de moradores negros? E de brancos?

 

  1. Qual a porcentagem de alunos negros que estudam nas universidades públicas?
  2. Quantas crianças negras estão fora da escola? E quantas crianças brancas?
  3. Quem são as pessoas que ocupam os principais lugares de poder na cidade, no país em que vivemos?

 

Dica de leitura: relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) segundo o qual há racismo institucional no Brasil

 

Dica n° 3

Como professores e gestores lidam com as manifestações racistas que ocorrem no espaço escolar? Elas são explicitadas? Discutidas? A escola investe na formação de seus docentes para a abordagem das relações étnico-raciais? Embora ainda insuficientes há, hoje, importantes ações, pesquisas e materiais a respeito dessa temática. Desse modo, eles precisam integrar os referenciais para toda ação docente.

 

Então, em um país em que a maioria é “preta ou parda”, de acordo com as categorias utilizadas pelo IBGE,onde estão os médicos, escritores, engenheiros, advogados negros?

 

  1. E a respeito das cotas, você é a favor ou contra? Já parou para refletir a respeito desse tema tão polêmico?
  2. Se você é professora ou professor já incluiu esse tema em suas pautas de estudo e de ensino?

 

 

Dica de leitura: reportagem da Carta Capital segundo a qual a educação, como é atualmente estruturada, contribui para a perpetuação do racismo

 

Dica n° 4

Nesse sentido, cabe à escola apresentar aos estudantes a diversidade não apenas de textos, de temas, mas também de concepções de mundo, de modos de fazer e dizer. Assim, é fundamental que as escolas se perguntem a respeito da presença e da representatividade de autores e intelectuais negros em suas bibliotecas. Qual o lugar destinado às práticas de oralidade, tão importantes para os povos africanos e para nós, brasileiros? No cotidiano, no trabalho com a literatura, por exemplo, quantos livros de autores e autoras negras são apresentados aos alunos? Além disso, quais são as oportunidades proporcionadas para o contato com as personagens negras criadas por esses escritores e escritoras?

 

  1. Quantos médicos negros você conhece?
  2. Quantas advogadas negras? Engenheiros? Escritoras?
  3. Você já ouviu esses nomes: Juliano Moreira, Teodoro Sampaio, Luís Gama, Ruth Guimarães?  Sabendo que são importantes personalidades de nossa história, por que será que pouco se sabe a respeito de suas histórias e de sua atuação na construção do nosso pais?

 

 

Dica: acompanhe a divulgação do Letras pretas: poéticas de corpo e liberdade – Festival do Livro e da Literatura de São Miguel Paulista.

 

Dica de leitura: o blog Nossa Escrevivência

 

 

Por fim, assista ao vídeo O perigo da história única, de Chimamanda Ngozi Adichie

 

 

 

 

 

Foto: Cotonbro Studio / Pexels


Compartilhar:

Notícias relacionadas

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.