Mestre Saúba reúne comunidade em curso de bonecos

23 de junho de 2009

Os participantes do curso de construção de bonecos, ministrado por Mestre Saúba, de Carpina (PE), entre 16 e 19 de junho, fizeram simples pedaços de madeira virar bonecos coloridos e vivazes. Entre os alunos, havia professores da rede pública de ensino, jovens estudantes e artesãos. A dinâmica, gratuita, aconteceu no CDC Tide Setubal, em São Miguel Paulista, como parte das atividades do III Encontro da Cultura Caipira.

Mestre Saúba é considerado um dos maiores expoentes do país na arte de fazer bonecos. A partir de sua engenhosidade no emprego das ferramentas, ele ensinou aos presentes todas as etapas de manuseio da madeira mulungu – um exemplar leve, encontrado na região de sua cidade, e muito útil à confecção dos bonecos. Saúba demonstrou o primeiro corte na peça, todo o processo de entalhe (criação de olhos, formato do rosto, orelhas), a etapa de lixar, a pintura, a montagem do corpo e a produção de vestes.

Os aprendizes trabalharam numa autêntica roda de conversa. O mestre auxiliou cada um no manuseio das ferramentas e também nos ajustes de suas criações. “O ideal é que eles pudessem praticar por mais seis meses”, observou. “Mas, pelo pouco tempo de curso, esse grupo foi muito bem.”

Exposição no Arraial

Os bonecos criados ficarão expostos ao público no período do Arraial do CDC Tide Setubal, entre 26 e 28 de junho. Em seguida, cada um deles será devolvido ao aluno que o construiu. Os visitantes do arraial também poderão apreciar três criações de Mestre Saúba: a casa de lampião, a casa de farinha e a casa de escravos – todas elas delicadas “engenhocas” multicoloridas, com mecanismos dinâmicos e movimentação de componentes, nas quais se vislumbra a extrema habilidade do artista.

Autodidata, Mestre Saúba soma mais de 40 anos de atuação. Já fez exposições por todo o país, em locais como a Fundação Joaquim Nabuco, em Recife, e diversos centros culturais do Sesi. Há objetos de sua autoria no acervo de museus e integrando coleções particulares. Saúba também faz apresentações, nas quais dança músicas típicas, como o forró, junto com seus personagens-bonecos. “Sou encantado pelos movimentos”, afirma.

Participação da comunidade

Assídua participante de cursos no CDC Tide Setubal,a cozinheira Jaraci Alves da Silva das Neves, de 45 anos moradora de Itaim Paulista, foi aprender a construir bonecos com o propósito de incrementar a renda familiar. “Já faço crochê, se eu conseguir criar outros produtos, posso montar uma barraca para vendê-los”, planeja.

O jovem Fábio Barbosa de Magalhães, de 18 anos, é morador do Jardim Lapenna, distrito de São Miguel, e aderiu ao curso “no intuito de criar algo novo, diferente”. Como integrante do Projeto ArteCulturAção, Fábio tem experiência também na confecção de instrumentos musicais.

Cláudia Regina Mattos, artesã, de 44 anos, mora em Ermelino Matarazzo. Matriculou-se para treinar algo correlato ao trabalho que desenvolve com o restauro de móveis. “Nunca é demais saber de algo de uma área que a gente já gosta e entende um pouco”, conclui.

Para mais informações sobre a programação do III Encontro de Cultura Caipira, clique aqui.