O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado com a data de nascimento do escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato, um dos maiores escritores da literatura infanto-juvenil brasileira. 18 de Abril é dedicado ao fomento da leitura, sobretudo, na escolarização básica infantil. Dessa forma, essa data recorda a importância do hábito de ler desde cedo, especialmente em virtude de o livro ser um importante instrumento de cidadania.
Separamos uma lista com 10 títulos de livros infantis que abordam esses temas para as crianças.
Boa leitura!
1. O que é a Liberdade?, de Renata Bueno
Para muitos, o passarinho é um símbolo da liberdade. Mas será que ele se sente livre mesmo? E afinal, o que é a liberdade? Foi pensando nesse conceito tão difícil de compreender que Renata Bueno escreveu este livro recheado de diálogos curiosos entre um passarinho e personagens como um lápis, um camaleão, um espelho, um mágico… As respostas poéticas de cada um deles sobre o que é a tal da liberdade vão fazer tanto o passarinho quanto os leitores perceberem que essa sensação pode ser diferente para cada um de nós — e nem por isso menos autêntica.
2. Acompanhando meu pincel, de Dulari Devi
Acompanhando meu pincel é a história de Dulari Devi, empregada doméstica que se tornou artista do estilo Mithila de arte popular da região de Bihar, no leste da Índia. Dulari pertence a uma comunidade de pescadores, acostumada a uma vida de trabalho árduo e inexorável. Ela conta de maneira comovente como descobriu e passou a exercer sua criatividade quando trabalhava como faxineira na casa de uma artista. Além da trajetória pessoal de uma artista, este livro traz nas entrelinhas o retrato de um país de grande diversidade social, que procura preservar sua riqueza cultural.
3. Martin e Rosa, de Raphaëlle ZauFrier
Em 1955, no Sul dos Estados Unidos, os ônibus ainda separam negros e brancos. Uma mulher discreta chamada Rosa Parks ousa desafiar essa segregação. Pregando a não violência, Martin Luther King expande o protesto pela igualdade. Ao lado de milhares de insurgentes, Rosa e Martin caminham, denunciam e conseguem modificar a lei. Do grande sonho de Martin e Rosa à eleição de Barack Obama, uma esperança se delineia: o desabrochar de todas as cores da humanidade! Com um texto cativante e belamente ilustrado, Martin e Rosa narra uma das histórias mais poderosas e revolucionárias do século XX, a da luta pelos direitos civis e pela igualdade entre todas as pessoas de todas as raças, credos e cores.






