Fundação Tide Setubal
Imagem do cabeçalho
Imagem do cabeçalho

Trabalho contínuo para neutralizar os efeitos do novo coronavírus no Jardim Lapena

Prática de Desenvolvimento Local

30 de março de 2020
Compartilhar:

Foto: Vanderson Atalaia

 

 

Desde a elevação da Covid-19 ao status global de pandemia feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), passando pelas posteriores medidas adotadas por governos municipais e estaduais voltadas ao isolamento social e ao fechamento de estabelecimentos comerciais para reduzir infecções em massa, os efeitos socioeconômicos e sanitários nas periferias urbanas do novo coronavírus tornaram-se motivo de preocupação extrema nas periferias urbanas.

 

Com um núcleo de prática local no Jardim Lapena, zona leste de São Paulo, a Fundação Tide Setubal tem adotado medidas para atenuar os efeitos do novo coronavírus na região  contribuindo na promoção de assistência às pessoas que moram lá e no entorno.

 

Em caráter emergencial, a Fundação efetuou a compra de 170 aventais para os profissionais do Hospital Tide Setubal, situado em São Miguel Paulista, ao atender a um pedido de doação desses itens. Outra medida foi o pedido para doação de 10 mil frascos de álcool gel junto à Ambev, que têm como destino o próprio hospital e demais organizações atuantes no território.

 

O Galpão ZL está fechado desde 23 de março para a realização de atividades, o espaço tem sido usado como ponto de doação de 2 mil kits de cesta básica e de higiene para os moradores do Jardim Lapena – claro, respeitando as recomendações de segurança feitas pela OMS e demais órgãos de saúde. As famílias beneficiadas têm sido identificadas por meio de articulação com creches públicas e Unidades Básicas de Saúde (UBS) atuantes no território.

 

Por fim, apesar de as atividades presenciais no espaço estarem suspensas enquanto houver risco de contágio pelo novo coronavírus, a equipe do Galpão ZL está organizando cursos e oficinas online para interessados que moram no território e em demais áreas. Mais informações estarão disponíveis no site e no Instagram da Fundação Tide Setubal e no grupo do Galpão ZL no Facebook.

 

 

Quer colaborar com a Fundação?

 

Estamos abertos para sugestões e parcerias para enfrentar e superar esse panorama. Algumas iniciativas que já realizamos para o combate ao coronavírus são o Matchfunding Enfrente o Corona, remodelado para destinar recursos a projetos periféricos que combatam a propagação e promovam o enfrentamento da Covid-19 nas periferias urbanas, e o edital “Pandemia Covid-19: panorama da desigualdade na RMSP”, realizado em parceria com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), voltado à produção de um mapa da desigualdade sobre os efeitos da pandemia na Região Metropolitana de São Paulo. Interessados em colaborar poderão entrar em contato conosco em contato@ftas.org.br.


Compartilhar:

Notícias relacionadas

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.