• Ir para o conteúdo
  • Ir para o menu
  • Acessibilidade
  • Contato
  • EN
Logo da Fundação Tide Setubal. A imagem ilustra a página sobre metodologias da Fundação Tide Setubal.
  • A Fundação
    • Quem somos
    • Quem foi Tide Setubal
    • História
    • Equipe e conselho
    • Transparência
    • Parcerias
  • Atuação
    • Como atuamos
    • Prática de Desenvolvimento Local
      • Desenvolvimento Humano
      • Desenvolvimento Urbano
      • Desenvolvimento Econômico
    • Fomento a Agentes e Causas
      • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
      • Apoio à pesquisa
      • Mobilização de ISP e da sociedade civil
      • Projetos apoiados
    • Programas de Influência
      • Cidades e Desenvolvimento Urbano
      • Democracia e Cidadania Ativa
      • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
      • Nova Economia e Desenvolvimento Territorial
      • Planejamento e Orçamento Público
      • Saúde Mental e Territórios Periféricos
    • Comunicação
    • Desenvolvimento Organizacional
  • Iniciativas
  • Galpão ZL
    • Galpão ZL
    • Agenda
  • Editais
    • Editais para as periferias
    • Elas Periféricas
      • Elas Periféricas 1
      • Elas Periféricas 2
      • Elas Periféricas 3
      • Elas Periféricas 4
    • Matchfunding Enfrente
    • Edital Traços
    • Territórios Clínicos
      • Edital Territórios Clínicos 2021/2022
      • Edital Territórios Clínicos 2023
  • Em Rede
  • Notícias
  • Conhecimento
    • Artigos
    • Publicações
    • Materiais de Estudo
    • Glossário
  • Imprensa
    • Contato de Imprensa
    • Releases
    • Na mídia
  • Podcast
    • Podcast Essa Geração
      • Temporada 1
      • Temporada 2
      • Temporada 3
      • Temporada 4
      • Temporada 5
      • Temporada 6
      • Temporada 7
    • Podcast Desiguais
    • Podcast Escute as Mais Velhas
  • Contato
  • Acessibilidade
  • EN
Facebook LinkedIn
Home > Comunicação > Notícias

Coletivas integrantes das duas primeiras temporadas criam campanha para lançamento de Ancestrais do Futuro 3

Saiba mais informações sobre a campanha para o lançamento de Ancestrais do Futuro 3. O projeto conta com coletivos das temporadas anteriores.

30 de outubro de 2023
Cena do curta-metragem "No Sábado Eu Dou Autógrafo". A imagem mostra a transformação de uma oficina em um ponto de encontro onde acontecem festas e rodas de samba. A imagem aparece também na Campanha para lançamento de Ancestrais do Futuro 3. Cena do curta-metragem "No Sábado Eu Dou Autógrafo". A imagem mostra a transformação de uma oficina em um ponto de encontro onde acontecem festas e rodas de samba. A imagem aparece também na Campanha para lançamento de Ancestrais do Futuro 3.

Fortalecer a produção artístico-intelectual de profissionais das periferias urbanas é uma das premissas da websérie Ancestrais do Futuro. A terceira temporada, cuja estreia acontecerá em 8 de novembro, tem como mote a valorização da memória e das ancestralidades.

A divulgação da série nas redes sociais começou, então, com uma campanha para divulgar a terceira temporada. A iniciativa foi preparada pelas coletivas que já passaram pelo Ancestrais e que foram contratadas para debater a importância do audiovisual periférico. Desse modo, Cine Quebrada Produções (SP), Coletivo Obirin (PE), MT Queer (MT), Rede Tumulto (PE), Coletivo Apeirom (DF) e Dzawi Filmes (PA) produziram vídeos de 90 segundos

De acordo com Fernanda Nobre, gerente de Comunicação da Fundação Tide Setubal, a campanha para lançamento de Ancestrais do Futuro 3 visa trazer tal reflexão e evidenciar o potencial narrativo desses grupos. “Convidar as coletivas para produzir essa campanha foi uma forma de manter ativa essa rede que se forma com Ancestrais do Futuro 3 com um modelo que sai do apoio via fomento de produções para a prestação de serviços. É fundamental pensar em diferentes formas para valorizar e impulsionar as narrativas que nascem nos territórios periféricos. Os produtos finais são  plurais e passam por linguagens ficcionais, documentais e reality show, inclusive. Isso tudo reforça o vasto potencial inerente à atuação desses e muitos grupos nas periferias Brasil adentro.”

Assista aos vídeos produzidos com foco na campanha para lançamento de Ancestrais do Futuro 3

Realidade para (muito) além do senso comum

Um ponto sobre construção midiática em canais hegemônicos de comunicação consiste, desse modo, na reprodução de estereótipos discriminatórios e excludentes. Combater essa narrativa e construir outro imaginário é um aspecto central no trabalho da Rede Tumulto. O grupo, originário do Totó, bairro de Recife (PE), visa criar documentos históricos sobre a população local, assim como colocar críticas sociais em pauta para além de lugares-comuns.

“Quando estiver maior, daqui a uns dez anos, uma criança procurará informações sobre o bairro do Totó e não encontrará como referência apenas o Complexo Prisional dentro da comunidade”, explica Yane Mendes, cineasta e coordenadora da Rede Tumulto. “Ela encontrará a quantidade de festivais de cinema dos quais o filme No Sábado Eu Dou Autógrafo participou, contando uma narrativa a partir de uma perspectiva que não fala de violência. Mas, sim, que faz crítica social às poucas oportunidades das juventudes dentro dos bairros de periferia.”

Nesse sentido, essa mesma lógica enviesada é, então, recorrente na abordagem sobre a Amazônia. Desse modo, as narrativas sobre a região tendem a cair em abordagens genéricas, simplistas e romantizadas sobre o território e as populações que lá vivem. Logo, novos paradigmas para contar as histórias locais tornaram-se necessários.

De acordo com Yuri Rodrigues, da Dzawi Filmes, a produtora surgiu por esses e outros motivos e assumir, enfim, “esse fronte da disputa de narrativas por meio da comunicação e do cinema, a fim de romper com esse histórico viciado de quererem reduzir as nossas vivências e modos de vida. Criamos também para mostrar que somos plurais, diversos. Mudar o sentido de como recontar a nossa história é um movimento político de resistência necessário para quem está na parte de cima do mapa.”

Assista ao curta-metragem No Sábado Eu Dou Autógrafo

Descentralizar para ampliar

Quando se fala em coletivos audiovisuais das periferias, o senso comum ainda induz o foco para o Centro-Sul do Brasil. No entanto, por mais óbvio que possa parecer, estamos falando de um país com 27 unidades federativas. Ou seja, descentralizar passa pelo suporte financeiro. “Quando existe esse investimento, apostando na qualidade técnica criativa e de narrativa que o Norte e o Nordeste têm, já é um grande feito”, pondera Yane Mendes.

Assim sendo, Yane considera que um diferencial da série Ancestrais do Futuro passa pela construção coletiva no desenvolvimento dos filme e, depois, debater sobre eles. E isso abrange também, desse modo, o vídeo integrante da campanha para lançamento de Ancestrais do Futuro 3. “Mas isso passa por debater sobre o tema e as provocações no meio do que era essa criação, juntando a perspectiva de criadores ribeirinhos, indígenas e de periferia. Isso nos fez entender a dimensão que se tem quando coletivos audiovisuais das periferias estão produzindo.”

Dentro dessa lógica, o cinema feito por coletivos audiovisuais das periferias, sendo assim, requer recursos para o desenvolvimento de projetos. Apoiar a produção de tais grupos ajuda a romper com a lógica segundo a qual as produções do circuito comercial ficam em um bloco e o de coletivos periféricos, em outro. “Tivemos um aporte que não foi tão grande, mas não foi um mínimo: ele nos permitiu pagarmos profissionais e que se vissem sendo valorizados. Foi um aporte que nos possibilitou movimentar o recurso na comunidade”, destaca Yane. “Quando falamos de recurso desburocratizado, não significa que não prestamos conta: podemos prestar conta de outra maneira, – e conseguimos também investir.”

Yuri Rodrigues (esq.) e João Albuquerque (dir.), da Dzawi Filmes. Ambos usam camisetas na cor preta e óculos escuros - Yuri está com camiseta regata e boné. Ambos aparecem à frente de região da Floresta Amazônica.

Yuri Rodrigues (esq.) e João Albuquerque (dir.), da Dzawi Filmes (Arquivo pessoal)

Sobre processos coletivos

Um valor intrínseco ao trabalho de coletivos audiovisuais consiste na construção coletiva – o que abrange idealização, desenvolvimento e produção de projetos. Assim sendo, a realização cinematográfica em tais espaços requer, na construção de tais iniciativas, a participação de atores envolvidos na luta por melhorias em tais espaços.

Ou seja, desenvolver projetos nos quais as periferias e as comunidades tradicionais sejam protagonistas, seja à frente ou atrás das câmeras, é, por fim, obrigatório quando se fala em representatividade. “Conseguimos enxergar essas realidades e conhecemos coletivos dentro dos territórios que já produzem conteúdos para as redes sociais. Somar com eles na construção desses projetos é fundamental para fortalecer essa rede local”, comenta João Albuquerque, da Dzawi Filmes.

“Além disso, cria-se uma oportunidade de aproximação de quem tem interesse no universo da comunicação. Isso possibilita acompanhar de perto e incentivar o “fazer cinema no interior da Amazônia”, finaliza João.

Assista ao curta-metragem Kumarú: Cura, Força e Resistência

Saiba mais

Acompanhe no Enfrente, canal da Fundação Tide Setubal no YouTube, os episódios da temporada 3 de Ancestrais do Futuro. A estreia da série ocorre em 8 de novembro, com os cinco episódios lançados sempre às quartas-feiras.

Texto: Amauri Eugênio Jr. / Imagem: No Sábado Eu Dou Autógrafo, da Rede Tumulto (PE)

Receba conteúdos novos periodicamente

Conteúdos relevantes no seu e-mail

Você também pode gostar

Na imagem, o auditório da EACH-USP aparece lotado durante a abertura do Seminário Territórios Clínicos. Aparecem oito pessoas no palco, em frente ao toldo com a divulgação do evento. Na imagem, o auditório da EACH-USP aparece lotado durante a abertura do Seminário Territórios Clínicos. Aparecem oito pessoas no palco, em frente ao toldo com a divulgação do evento.
COMUNICAçãO

Seminário Territórios Clínicos apresenta dimensões diversas sobre democratizar o acesso à saúde mental

De Fundação Setubal 26 de abril de 2023

Imagem com quatro mulheres negras em um escritório - duas aparecem em primeiro plano e outra dupla de costas. A imagem foi escolhida para falar sobre o papel do RH na promoção da equidade em empresas. Imagem com quatro mulheres negras em um escritório - duas aparecem em primeiro plano e outra dupla de costas. A imagem foi escolhida para falar sobre o papel do RH na promoção da equidade em empresas.
COMUNICAçãO

Como o RH pode funcionar como porta de entrada para a diversidade em empresas?

De Fundação Setubal 6 de junho de 2023

Imagem de uma mulher com tranças alvinegras - brancas na parte inferior. Ela aparece sorrindo e usa óculos redondos de acetato, blusa preta e headphones - há outra pessoa atrás dela, mas aparece desfocada. A foto ilustra o texto sobre as novas chamadas públicas da Aipê. Imagem de uma mulher com tranças alvinegras - brancas na parte inferior. Ela aparece sorrindo e usa óculos redondos de acetato, blusa preta e headphones - há outra pessoa atrás dela, mas aparece desfocada. A foto ilustra o texto sobre as novas chamadas públicas da Aipê.
PROGRAMAS DE INFLUêNCIA

Novas chamadas públicas da Aipê apoiam iniciativas de turismo e agricultura sustentáveis

De Fundação Setubal 29 de julho de 2024

Voltar a pagina inicial Voltar à página inicial Voltar ao topo Voltar ao topo
Fundação Tide Logo Rodapé Mobile Fundação Tide Logo Rodapé desktop
R. Jerônimo da Veiga, 164, 13° andar 04536-000 | São Paulo | SP Brasil
Telefone: (11) 3168-3655
  • ícone do facebook rodapé
  • ícone do instagram rodapé
  • ícone do linkedin rodapé
  • ícone do youtube rodapé
Fechar mapa do site

A Fundação

  • Quem somos
  • Quem foi Tide Setubal
  • História
  • Equipe e conselho
  • Transparência
  • Parcerias

Iniciativas

Galpão ZL

  • Galpão ZL
  • Agenda

Editais

  • Editais
  • Elas Periféricas
  • Matchfunding Enfrente
  • Traços

Atuação

  • Como atuamos
  • Prática de Desenvolvimento Local
    • Desenvolvimento Humano
    • Desenvolvimento Urbano
    • Desenvolvimento Econômico
  • Fomento a Agentes e Causas
    • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
    • Apoio à pesquisa
    • Mobilização de ISP e da sociedade civil
    • Projetos apoiados
  • Programas de influência
    • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
    • Planejamento e Orçamento público
    • Cidades e desenvolvimento urbano
    • Nova economia e desenvolvimento territorial
    • Democracia e cidadania ativa

Fundação em rede

Notícias

Conhecimento

  • Publicações
  • Artigos
  • Materiais de estudo

Imprensa

  • Contato de Imprensa
  • Releases
  • Na mídia

Contato

  • Ícone Facebook Rodapé
  • Ícone instagram Rodapé
  • Ícone linkedin Rodapé
  • Ícone youtube Rodapé
© Copyright 2025. Fundação Tide Setubal. Política de privacidade.
Desenvolvido por Espiral Interativa Link Externo

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceito o uso de cookies