Série do Canal Enfrente debate caminhos em favor da equidade racial

Programas de influência

30 de maio de 2023

Mostrar caminhos percorridos por lideranças negras em áreas diversas, desafios que precisam ser superados e quais ações devem ser realizadas com esse foco. Este é o objetivo da websérie Caminhos: Trilhas Coletivas pela Equidade Racial, série realizada pela Fundação Tide Setubal, por meio da Plataforma Alas, e produzida pela Bonita Produções.

Com quatro episódios, o foco da série é sensibilizar lideranças e empresas sobre a luta contra o racismo. O projeto visa também sensibilizá-las a assumir papel ativo nessa causa ao preparar lideranças negras para ascenderem a espaços de poder e de decisão.

Nesse sentido, os temas debatidos durante os episódios passam por dimensões diversas relacionadas à trilha em favor da equidade racial.

+ Apoie o fortalecimento de lideranças negras. Apoie as iniciativas do Matchfunding Alas em plataformaalas.org.br/doe

“Sair da reflexão e ir para a prática”

Esta frase, de autoria de Viviane Soranso, coordenadora do Programa Raça e Gênero da Fundação Tide Setubal, descreve a premissa da websérie Caminhos: Trilhas Coletivas pela Equidade Racial.

Ou seja, trata-se de um convite para lideranças, empresas e atores da sociedade civil implementarem iniciativas voltadas a combater o racismo em espaços de poder e de decisão.

O primeiro episódio é intitulado. O papel do RH na inclusão de lideranças negras. Ele mostra debate de profissionais na área de Recursos Humanos sobre a importância de empresas e instituições se comprometerem com a inclusão e a diversidade em todas as suas áreas.

Em seguida, o episódio O que o ISP pode fazer pela equidade racial? retrata de qual modo o apoio campo do investimento social privado pode apoiar lideranças negras. Para além disso, mostra de qual modo ações com esse perfil são importantes para combater a desigualdade racial e colaborar com o fortalecimento dessas pessoas.

O terceiro episódio, Como é ser uma liderança política negra?, retrata, por sua vez, como a preparação de lideranças negras em âmbitos jurídico e político é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa. Para além de representar a diversidade social, alguns pontos são relativos à criação de soluções inovadoras para a luta contra o racismo.

Por fim, o quarto episódio passa por dimensões diversas e plurais sobre o papel de cada pessoa na trilha pela equidade. Nesse contexto, os pontos retratados passam pelos caminhos necessários para haver equidade racial em postos de liderança. A mesma coisa vale para a responsabilidade de pessoas e organizações aliadas no enfrentamento ao racismo. Idem sobre pactos coletivos e engajamento político e institucional necessários nesse sentido.

Assista ao trailer da websérie Caminhos: Trilhas Coletivas pela Equidade Racial

Pacto coletivo pela sensibilização

O mote da websérie Caminhos: Trilhas Coletivas pela Equidade Racial dá o tom do evento Plataforma Alas em Debate. O evento será realizado em 5 de junho, no Itaú Cultural. Além disso, atividade conta com apoios do projeto Mude com Elas, que visa promover a formação profissional, cidadã e pessoal e acompanhamento para inserção de jovens mulheres negras no mercado de trabalho, e do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife).

Marcado para 5 de junho, o encontro terá o lançamento da mesma websérie. Haverá também debates sobre os eixos temáticos dos três primeiros episódios.

Nesse sentido, a primeira mesa retratará dimensões diversas no trabalho da área de recursos humanos. Os debates seguintes passarão, respectivamente, pelo papel do ISP nesse contexto e pelo papel exercido pela promoção de lideranças negras a espaços de poder e de decisão.

A atividade começa às 9h, no Itaú Cultural (avenida Paulista, 149, Bela Vista, São Paulo). Inscreva-se nesta página para acompanhar o evento..

Por fim, confira o lançamento da websérie Caminhos: Trilhas Coletivas pela Equidade Racial no Enfrente, canal da Fundação Tide Setubal no YouTube.

Texto: Amauri Eugênio Jr.